quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Amon/ Amom

.


O nome Amon (Αμμων) é a forma grega de Ymn, egípcio, e como em hieróglifos não eram escrita as vogais, o nome foi reconstituído como Yamanu, que significava “O oculto”. 

Na mitologia egípcia, no início ele era um deus do ar, da criatividade e da fecundidade, que era particularmente venerado em Tebas. Mais tarde, seus atributos foram combinados com os do deus Rá, e ele era adorado como a divindade solar suprema Amon-Rá.

Também existiu o personagem bíblico Amon de Judá, ou Amom de Judá, um soberano do Reino de Judá, durante um curto período do século VII a.C. Sucedeu Manassés, e como seu pai, adorava divindades pagas, o que, de acordo com relatos bíblicos teria motivado uma revolta e seu provável assassinato.

Variantes: Amen, Ammon, Amun, Yamanu

Esse nome soa poderoso, e ao mesmo tempo delicado. Talvez isso se deva a associação com a primeira representação da divindade egípcia, a divindade do vento e do ar.

Amon Goeth foi um comandante nazista infame. Ele foi interpretado por Ralph Fiennes no filme A Lista de Schindler.

Na demonologia, Amon (também dito Aamon) é o Marques dos Infernos, que governa quarenta legiões dos infernos. Sua aparência é de um lobo com cauda de serpente, chamas de fogo que saem de sua boca. Ao comando de um mago, Amon pode assumir a forma humana. Ele fala de todas as coisas passadas e futuras. Alguns demonologistas tem seu nome associado ao egípcio Amun ou ao deus Ba’al Hammon.

Ser o nome de um deus egípcio, deu rei pagão de Judá, de um comandante nazista e de um demônio não parece ser as melhores referências caso você seja cristão. Se você não liga para isso, Amon é um excelente nome. 


By




.

Um comentário:

  1. Acho esse nome tão bonito (na escrita e sonoridade), mas definitivamente penso exatamente como dito no início do último parágrafo: não é nada bom para cristãos! Eu já sabia que não era coisa boa por lembrar do povo de Amom, os amonitas da Bíblia, mas não sabia de todas essas outras referências mais negativas ainda. São referências nefastas. Deus me livre!

    ResponderExcluir