sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Virgínia

.


Virgínia é a forma feminina de um nome que deriva de um sobrenome de família romana, Verginius ou Vergínio, que é de significado desconhecido, mas por muito tempo associado a palavra latina “Virgo” ou seja, “virgem”. De acordo com uma lenda romana, foi o nome de uma mulher morta por seu pai, a fim de salvá-las das garras de um oficial.

Este foi o nome do primeiro bebê inglês nascido no Novo Mundo: Virginia Dare, em 1587, na ilha de Roanoke. Talvez por isso, o nome tem sido geralmente mais popular nos Estados Unidos que em outros lugares do mundo de fala inglesa. O bebê foi nomeado em honra a Colônia da Virgínia, nomeada em homenagem à Elizabeth I, a Rainha Virgem. Uma portadora famosa mais recente foi a escritora Virginia Woolf (1882-1941), que se suicidou em Sussex, na Inglaterra, afogando-se.

Podemos citar como variante o nome Verginia (romano antigo), e em outras línguas, Lagina (africano americano) e Virginie (francês).

Também não podemos esquecer Virginia Clemm, a esposa de Edgar Allan Poe, ela viveu uma vida muito infeliz e morreu antes de completar 25 anos, motivo do luto de Poe e talvez, do tom sombrio das suas obras. Nela foi inspirado o filme de suspense/terror Virginia, dirigido por Francis Ford Capolla.

Algumas outras referências: Virginia Mayo, atriz americana; Este é o nome completo de Geena Davis; Virginia Gamba (1600-1634) era a filha mais velha do astrônomo Galileu Galilei. Há uma canção bastante apreciada intitulada “Meet Virginia”.

É um nome que passa a impressão de intelectualidade e sensibilidade. Se eu quisesse descrevê-lo em apenas uma palavra teria escolhido “maturidade”. É um clássico que se aplica muito bem a uma mulher adulta, responsável, inteligente, brilhante. 

É forte, contudo também é feminino. É sem dúvida, uma escolha muito refinada. Também pode ser considerado, de certa forma, um nome geográfico, dada a  existência do estado dos Estados Unidos chamada Virgínia.

Além disso, é absurdamente ousado, raro e interessante para o Brasil. Uma escolha exclusiva, já que nas listas disponíveis (Arpen/SP) não há nenhuma menção sobre registros do nome Virgínia, em nenhuma grafia.

Segundo o site Nomes no Brasil (IBGE, Censo 2010), Virgínia é o nome de 38.422 pessoas. O estado de maior frequência é o Rio de Janeiro, e esse nome tem vários picos de registros, basicamente, os anos 50, 60 e 80. 



By




.

Um comentário: