quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Violeta

.
O nome de uma cor. O nome de uma flor. Violeta é um belo nome, com muitas possibilidades, prontinho para ser explorado. É um nome duplamente literal, com duas associações maravilhosas. A cor violeta é associada à noite, e diz-se que ela tem propriedades relaxantes. Quanto à flor, existem mais de 1000 espécies de flores conhecidas como violetas, dentro de 23 gêneros.

Tanto Violeta como Violet, a versão inglesa, aparentemente derivam do latim “viola”, que servia para designar a flor roxa.

Felizmente, ainda é raro no Brasil. Por isso, quem usar Violeta estará sendo original e terá um nome razoavelmente exclusivo sem ser estranho aos ouvidos das pessoas. Nas listas disponíveis no Brasil, não encontramos registros de Violeta, embora pela análise periódica de berçários virtuais, sabemos que há nascimentos esparsos e raros de pequenas Violetas no Brasil.

É um nome literal, se encaixa num contexto de nome hippie, também tem conexões fortes com a natureza e até mesmo com determinadas práticas esotéricas que usam a cor como elemento terapêutico, ou para outros fins.

E por outro lado, chega a ser quase um nome tradicional, assim como Rosa e Margarida. Não causará estranhamento a ninguém, visto que já vem sendo usado há séculos como nome próprio. É um nome hippie para quem ainda não tem muita coragem de se desligar completamente do conceito de nome tradicional/conservador.

Algumas referências: 

Violeta Isfel é uma atriz mexicana; Violeta Parra foi uma compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista daquele país e fundadora da música popular chilena; Violeta Ferraz foi uma atriz portuguesa radicada no Brasil. Atualmente, a Disney exibe uma série infanto-juvenil televisiva chamada “Violetta”, cuja personagem principal tem esse nome.


Violeta Barrios de Chamorro, é uma líder política da Nicarágua. Ela foi a quadragésima oitava Presidente da Nicarágua,de 1990 a 1997, e a primeira mulher a ocupar esse cargo. Chamorro foi a segunda mulher eleita em seu próprio distrito como chefe de governo na América do Norte, atrás de Eugenia Charles de Dominica, e o primeiro da América Latina.  




By



.

Um comentário:

  1. Desculpem a todas que sentem apreço pelo nome. Desculpe desde já caso alguma Violeta se sinta ofendida. Não estou a criticar pessoas, mas sim o "nome", para que uma possível mãe considere os prós e os contras antes de presentear os filhos com uma alcunha designativa. É o que eu sempre afirmo tem que se pensar na criança como indivíduo em formação e como o bullying pode ser uma realidade cruel que pode afetar negativamente o indivíduo. Eu gosto da cor, mas como nome considero-o super problemático. Bom, nomes com o final "eta" são problemáticos por si (digo isso, pq gosto muito do nome Julieta, mas nunca o usaria)...há rimas como "b***eta" e "g*eta". Não obstante isso, ainda pode gerar trocadilhos como a seguinte frase: 'violeta violada ou violeta que toca viola'...enfim, a cor é maravilhosa, mas se alguém quer fazer esta referência existem outros nomes como Yolanda (com o apelido fofo de Yoyo) - apesar da proximidade com Ivo Holada (mas acho difícil bullying nesse sentido, afinal crianças não vão ter memória desse humorísta). Existe também Yone e Ametista que fazem referência. Sei que lilás é uma coloração mais clara do que o violeta, mas porque não o nome Lila(?) seria super fofo, lembra Lily super utilizado nos países americanos (que é nome de flor: Lírio); é um nome indiano (significa diversão, salvo engano); pode fazer referência a cor também! Se Nina está na moda, Lila também pode ganhar um destaque. Sobre Violante acho que é fácil a associação com volante, além de ser uma vilã na novela Xica da Silva. Também acho Viola insustentável em países de língua portuguesa por causa do instrumento musicial e também por um sentido não formal da palavra. Sobre Violet teria o problema de sempre corrigir pronuncia e o final "et"/"ete" também não é dos melhores, pois também causa trocadilhos pesados (mas admito que gosto de Ivete, mas não usaria). Se alguma Violeta ou uma mamãe ler este comentário deixe sua opinião também, quero muito saber sobre os pontos positivos para o nome, talvez eu mude de opnião (o texto da Athena foi lindo, mas não me convenceu ainda de ser um nome usável). Tudo nessa vida depende da lupa com que enxergamos!Desculpa se alguém se sentiu ofendido (não foi minha intenção, espero que entendam), sei que meu nome também não é a sétima maravilha do universo e rima com "banana" e "baranga", mas sou resolvida com isso. De qualquer forma papais e mamães que venham escolher este ou outro nome: ensinem seus filhos a amá-los, falem o porque da escolha e sempre fortalecam a personalidade da criança, tornando-a empoderada e mais confiante! Sejam bem-vindas a todas as Violetas que estão para nascer e felicitações a todas as Violetas, que devem ser mulheres de muita personalidade! (:

    ResponderExcluir