domingo, 22 de novembro de 2015

Vera

.



Pesquisar o significado e a origem do nome Vera é um verdadeiro choque. E mesmo tendo pesquisado nas fontes mais confiáveis, ainda não consigo acreditar no que li. A coisa mais óbvia do mundo é que Vera vem do latim “verus”, ou seja, “verdadeiro”, correto?

Não. Errado. O Behind The Name aponta que Vera é um nome russo que significa “fé”. E tem variantes e tudo mais:

Variantes: Vjera (sérvio), Vjera (croata)

Diminutivos: Verochka, Verusha (russo), Veer, Veerke (holandês), Verica (sérvio), Verica (croata)

Outras línguas: Vera (Checo), Veera (finlandês), Veer, Veerke (Limburguês), Wera (polonês), Vira (ucranianos)

Outra versão é que derivaria do albanês “vere”, ou seja, “verão”. E eu que pensava que Vera Lúcia, o composto mais popular da década de 50-60, significava, em latim, luz verdadeira.

Na verdade, um nome pode ter vários significados em várias línguas e isso não impede que todos sejam reais. Dando uma passadinha pelo Google Translate, é possível ver que “vera” é uma palavra islandesa para o verbo “ser”. Mas também serve como substantivo, tanto que a palavra Mannvera significa “ser humano”, e lífvera significa “ser vivo”, na mesma língua.

Vera foi a Sofia dos anos 50 e 60. É um dos nomes mais populares entre pessoas dessa idade. Hoje em dia, em crianças ou jovens é absolutamente raro. Foram registradas apenas 19 meninas com esse nome em São Paulo no ano de 2014 (Arpen/SP). Vera possui algumas referências:


Vera - filme de 1987 do diretor brasileiro Sérgio Toledo, baseado no livro autobiográfico A queda para o alto de Sandra Mara Herzer; Vera - canção da banda britânica Pink Floyd; Vera Alves, atriz portuguesa; Vera Fischer, atriz brasileira; Vera Farmiga, atriz estadunidense; Vera Gimenez, atriz brasileira; Vera Verão, transformista brasileiro; Vera Viel, modelo e apresentadora brasileira.







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário