segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tamires




Não encontrei o significado de Tamires (e variações) em nenhum site confiável dos quais eu costumo pesquisar. Nos sites não confiáveis que proliferam feito praga no Google, a maioria diz que Tamires é de origem hebraica – alguns falam em árabe – e significa “palmeira”. Um site fala que é uma variante de Tâmara (que é uma fruta).

Pode ser um feminino criado para o nome hebraico “Tamir”, que significa “alto”. E talvez seja um nome que tenha sido inventado há tanto tempo que ninguém mais lembra que foi inventado, como bem observou nossa consultora Shamaim. Ou então, comprovando a tese dos sites não confiáveis, pode ser uma variação do nome feminino “Tamar”, que significa mesmo “palmeira” em hebraico, na verdade, “tamareira”, para ser mais exata, pois é um tipo de palmeira específica.

Porém, é preciso deixar claro: Não encontramos nenhuma fonte que seja 100% confiável sobre a etimologia desse nome nessa versão "hebraica"/ "palmeira". Logo, estamos construindo esse artigo com base em “suposições” e apostas, portanto, o que está escrito aqui não deve ser tomado como verdade absoluta.

Se essa versão for a correta, então Tamires tem outras variações:

Outras línguas: Tamari (georgiano), Thamar (grego bíblico), Thamar (Bíblico Latina), Tamara (croata), Tamara (Checo), Tamara (holandês), Tamara, Tamra, Tamera, Tami, Tamia, tammara, Tammi, Tammie, Tammy (inglês) , Tamara (italiano), Tamara (macedônio), Tamara (polonês), Tamara, Toma (russo), Tamara (sérvio), Tamara (eslovaco), Tamara (esloveno), Tamara (espanhol), Tamara (ucraniano).


Mas a gente não desiste tão fácil, e as meninas do grupo Sociedade dos Nomes me deram um "help" aqui: pesquisando em outras fontes, até estabelecer uma opinião definitiva sobre isso, sob o lema "Desistir jamais". Recebendo uma boa ajuda da Kemires, que pesquisou referências em outras línguas, encontramos Tâmiris na Mitologia Grega.

Na mitologia grega, Tâmiris teria sido um talentoso músico e namorado do belo Jacinto, sendo um dos primeiros relatos de homossexualidade narrados nas histórias da mitologia. Portanto, Tâmiris seria a grafia certa e o nome seria masculino. A história completa pode ser lida aqui. Essa teoria pode fazer todo sentido visto que em Portugal, a lista de nomes admitidos só aprova Tâmiris e no gênero masculino.

A Patrícia Monteiro, que é um Sherlock Holmes das novelas brasileiras, lembrou que no Brasil, surgiu a grafia Tamires e o uso no gênero feminino, por causa de uma personagem da novela Brega e Chique, que fez sucesso nos anos 80. Foi aí que o nome Tamires passou a ficar conhecido, através da personagem interpretada pela atriz Cristina Mullins.

Algumas referências: Tamires Veiga é uma ginasta brasileira. Atualmente, ela é atleta do Cegin, e faz parte de um projeto do Movimento LiveWright, em parceira com a Federação Paranaense de Ginástica; Tamiris de Liz é uma velocista brasileira, especializada nos 100 m e 200 m rasos;

É um nome conhecido no Brasil, mas remotamente. É raro em todas as gerações, sendo que no ano passado, 2014, em São Paulo, Tamires foi registrado 41 vezes enquanto Tamiris foi registrado 13 vezes. Além disso, Thamirys foi registrado 14 vezes, Thamiris outras 14, Thamires 44 vezes e ainda, Thamyres mais 14 vezes.

Desses registros tiramos duas conclusões: uma delas é que ele continua raro, afinal, nem se compara a expressividade do número de registros dos super populares. A outra é que ele abre margem para muitas grafias diferentes, o que pode ser potencialmente problemático para a vida da criança.

De qualquer modo, é um bom nome: Digno, sem problemas de pronúncia, e quando escrito corretamente, esteticamente bonito.



By



.

24 comentários:

  1. Faltou a variação do meu. Tamyris. Legal a pesquisa. Sempre ouvi que era hebraico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é estava esperando essa variação.

      Excluir
    2. O meu é Tamyris igual o seu ,nunca achei alguém com Tamyris escrito igual , kkk te achei

      Excluir
  2. Eu já vi que Tamiris significa árvore que gera vida. Com origem hebraica

    ResponderExcluir
  3. Thamires esse é o meu e amo meu nome!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da pesquisa, de fato é um nome raro. Quando comecei a estudar não gostava do meu nome pq não tinha mais ninguém com o mesmo. Conforme fui crescendo aprendi a amá-lo pois é lindo e raro, rsrs. Mas nos caminhos da vida tropecei em Tamíris escrito de várias maneiras. O meu é com ascento rsrs.

    ResponderExcluir
  6. O da minha filha ficou assim Thamyris acho q é a única nessa variação ! 🤪

    ResponderExcluir
  7. O meu é Tamirys, acho meu nome lindo…

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Quantas variações. E a minha observação é que é realmente um nome raro de um forma geral, mas há gerações que tem muitas. Por exemplo, tenho 31 anos, diversas vezes tinha uma xará na minha turma da escola. No ens Med nós éramos 3 na sala.

    ResponderExcluir