sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sílvia




Sílvia é a forma feminina de Sílvio, que é derivado do latim “Silva”, ou seja, “madeira, floresta”.

Rhea Sílvia foi a mãe de Romulo e Remo, fundadores de Roma. Este foi também o nome de uma santa do século VI, mãe do papa Gregório Magno. Ele tem sido um nome comum na Itália desde a Idade Média, e foi introduzido no mundo de fala inglesa por Shakespeare, que o usou para uma personagem em sua peça “Os dois cavalheiros de Verona” (1594).

Na língua inglesa, o nome Sílvia lembra muito a palavra “Silver”, ou seja, “prata”. Muitas vezes o significado é confundido por lá.

Variantes: Sílvia (Português), Sylvia (em Inglês), Sylvia (Alemão)

Formas masculinas: Silvio (italiano), Silvio (espanhol), Silvio (Português), Silviu (romeno), Sílvio (Final romano), Sílvio (romana)

Outras línguas: Silviya, Silva (búlgaro), Silvia (Catalão), Silvija (croata), Silvie (Checo), Sylvia (dinamarquês), Sylvia, Sylvi (finlandês), Sylvie (Francês), Szilvia (húngaro), Sylvia, Sylvi, Sølvi (norueguês), Sylwia (polonês), Silvija, Silva (esloveno), Sylvia, Sylvi (sueco)


Sylvia Plath era uma poeta e romancista; Sílvia Pina, atriz mexicana; Sílvia é o nome da atual Rainha da Suécia, nascida Silvia Renate Sommerlath, esposa do Rei Carl XVI Gustaf, monarca da Suécia e mãe da herdeira do trono, a Princesa Victória. É também o nome de uma das filhas do empresário e apresentador Silvio Santos, Sílvia Abravanel.

Sílvia é um nome que a primeira vista dá a impressão de ser simples. Mas observado com maior cuidado, observa-se que possui várias qualidades. É um nome maravilhoso para quem deseja usar um nome clássico para sua filha. É um nome único para essa geração que está nascendo agora, então, se torna uma excelente opção para quem quer nomear de modo exclusivo e original. Muitas pessoas tentam tornar nomes normais como “únicos” indo tão longe a ponto de cometer erros de ortografia, quando eles poderiam usar um nome maravilhoso que não é grotesco como, por exemplo, Sílvia.

Sempre considerei Sílvia um nome elegante, um nome com uma aura prateada, com uma sofisticação a mais. Talvez por que sempre foi essa a impressão que a atriz Silvia Pfeifer sempre passou em seus personagens e na sua vida pessoal, e eu a tenha como referência do nome. A atriz brasileira é nascida em Porto Alegre, e já foi também modelo, tornando-se conhecida por seus papeis nas novelas brasileiras, especialmente da Rede Globo. Sua postura altiva e elegante sempre chamou minha atenção, e essa a carga que transpassou para o nome Sílvia.


Em São Paulo, no ano de 2014 tivemos apenas 26 registros de Silvia (sem acento). É um nome clássico, raríssimo e abandonado pelos brasileiros. Está na hora de pensar com mais carinho em Sílvia.


By




.

Um comentário:

  1. Excelente! Chamo-me Sílvia e sou muito feliz com meu nome é com que trás de significado! Identifico me plenamente! Obrigada pelo seu carinho pelo nome Silvia

    ResponderExcluir