domingo, 8 de novembro de 2015

Salomão

.

Salomão é a forma portuguesa de Salomon, derivado do nome  hebraico שְׁלֹמֹה (Shelomoh), que veio do hebraico שָׁלוֹם (shalom) que quer dizer "paz". Salomão era um rei de Israel, filho de David, famoso por sua sabedoria. Supostamente, ele escreveu o Livro de Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão no Antigo Testamento. Este nome nunca foi demasiado comum no mundo cristão, e é considerado tipicamente judaico.

Outras línguas: Sulaiman, Sulayman (em árabe), Salomão (bíblico), Salomon (grego bíblico), Shelomoh (Hebraico Bíblico), Salomon (Bíblico Latina), Salomon (dinamarquês), Salomão (Inglês), Salomon (francês), Shlomo (hebraico), Suleiman (História), Salamon (húngaro), Salomão, Sol, Solly (judeu), Salomon (norueguês), Salomón (espanhol), Salomon (sueco), Süleyman (turco), Zalman (iídiche).

Embora seja um nome bastante incomum na língua portuguesa, Salomão foi registrado 39 vezes, de acordo com dados da Arpen/SP, no ano de 2014. Em Portugal, ao longo de todo o ano de 2014, foram apenas 4 registros. 

Salomão Antônio Ribas Junior (Caçador, 24 de abril de 1945) é um radialista, advogado, escritor e político brasileiro.

Salomão Malina (16 de maio de 1922 - 31 de agosto de 2002) foi presidente nacional do Partido Comunista Brasileiro entre 1987 e 1991.

Solomon Kane ou Salomão Kane é um personagem fictício de literatura do gênero fantasia criado por pelo escritor estadunidense Robert E. Howard em 1928. Um puritano inglês do século XVII, Solomon Kane é um homem sombrio e introspectivo que vaga pelo mundo com a única vontade de eliminar o Mal em todas as suas formas; para tal Kane enfrenta demônios, feiticeiros, vampiros e outras criaturas sobrenaturais.

Salomão Schvartzman (Niterói, 1936[1] ) é um jornalista brasileiro. Começou como repórter no jornal O Globo, na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou também na rádio Globo, quando participou da cobertura do julgamento do nazista Adolph Eichman (1906-1962), em 1961.

Salomão Ésper (Santa Rita do Passa Quatro, 26 de Outubro de 1929) é um jornalista e radialista brasileiro. É um dos nomes mais representativos do radiojornalismo brasileiro. Atualmente é um dos apresentadores do Jornal Gente, ao lado de José Paulo de Andrade e Rafael Colombo, na Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Salomão da Hungria (Salomon, em húngaro) (*1053 - †1087) foi rei da Hungria de 1063 até a sua morte. Era filho de André I. Ao morrer, Salomão não deixou descendentes, razão pela qual sucedeu-o seu primo, Geza.

Solomon Ibn Gabirol (Málaga, c. 1021 - Valência, c. 1058)[1] [2] , também conhecido como Solomon ben Judah, foi um judeu andaluzi, poeta e filósofo.




By



.

Um comentário:

  1. A foto devia ser um menino caracterizado de rei e não de sertanejo..nome lindo!

    ResponderExcluir