sábado, 28 de novembro de 2015

Salma: Origem e Significado




Aposto que você pensou imediatamente na Salma Hayek quando leu o título do artigo do nosso nome feminino de hoje. É inevitável: a atriz e produtora mexicana, que é filha de um empresário libanês e uma cantora de ópera de origem espanhola, se tornou sem dúvida, a referência mais forte do nome. E convenhamos: é uma referência espetacular!

O nome Salma significa "seguro", derivado do árabe “Salima”, que quer dizer, "para ser seguro".

É bom lembrar também que, embora sejam nomes muito parecidos, Salma e Selma não tem absolutamente nada a ver um com outro. Selma é uma versão encurtada de Anselma, portanto, tem origem germânica e significa “protegido por Deus”. Como um nome totalmente diferente, merecerá outro post neste blog.

Lalla Salma de Marrocos, (nascida Salma Bennani; Fez, 10 de Maio de 1978), é a atual Princesa Consorte de Marrocos, por casamento com o rei Mohammed VI e a primeira esposa de um rei marroquino a ter conhecimento público e a receber um título real. O Rei Abdullah da Jordânia e sua esposa, a Rainha Rania, tem uma filha chamada Salma.

É um nome bonito e original. Não tem muitas referências sobre ele por praticamente não ter uso na língua portuguesa. Nenhum registro consta em nenhuma das listas disponíveis no Brasil.  

Infelizmente, como é preciso colocar as duas versões da mesma moeda, a palavra “Salma” significa, literalmente, “cadáver”, “corpo morto”, na língua italiana. Assim, caso decida-se nomear sua filha com esse nome, que tenha a total e absoluta garantia que ela nunca passe perto da Itália, pois o constrangimento seria inevitável.


Porém, para uma criança nascida num país de língua portuguesa, a palavra italiana não tem nenhum apelo. Portanto, trata-se de uma boa opção para nomear uma criança no Brasil ou em Portugal. 



.

6 comentários:

  1. Eu tenho uma Salma de 10anos aqui no Brasil e uma vizinha já de idade

    ResponderExcluir
  2. Ixe!! Vou passar longe da Itália kkkkkk acho meu nome muito lindo Salma!

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Salma e me sinto especial em ter esse nome... É lindo demais 😍😍

    ResponderExcluir
  4. Também acho meu nome muito bonito, foi em homenagem a uma amiga de minha mãe

    ResponderExcluir