segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Priscila



Aqueles que nasceram na década de 80 e talvez no início da década de 90, imediatamente associam o nome Priscila com a personagem da TV Colosso, exibida na Rede Globo em meados dos anos 90. Muitos tinham isso como uma má associação, mas como sempre adorei o personagem, acho uma associação muito fofa.

Priscila é um nome romano, que se constituiu como diminutivo do nome Prisca. Prisca, por sua vez, é a forma feminina de Prisco, um sobrenome (nome de família) romano que significa “antigo” ou “velho”, em latim. Como “ila” é um sufixo diminutivo, por interpretação, podemos entendê-lo como “velhinha”.

Em Atos, no Novo Testamento, Paulo viveu com Priscila e seu marido Áquila em Corinto por um tempo. O nome tem sido usado no mundo inglês desde a Reforma Protestante, sendo popular com os puritanos. Henry Wadsworth Longfellow usou esse nome em seu poema “O corte de Miles Standish” (1858).

Diminutivos: Cece, Pris, Prissy, Sissy, Cissy, Sissy (Inglês), Scilla (italiano)

FORMA MASCULINA: Prisco (romano antigo)

Outras línguas: Priscilla, Priscilla (romano antigo), Prisca, Priscilla (bíblico), Prisca, Priscilla (grego bíblico), Prisca, Priscilla (Bíblico Latina), Prisca (holandês), Priscilla, Cece, Cissy, Pris, Prissy, Sissie , Sissy (Inglês), Priscilla (francês), Priska (Alemão), Priscilla, Scilla (Italiano)

Na história religiosa ou política, temos Santa Priscila ou Santa Prisca, virgem mártir do século I d.C; Prisca, a esposa do imperador Diocleciano, mãe de Galéria Valéria, esposa do imperador Galério;

Na atualidade, podemos citar Priscilla Alcântara, cantora e apresentadora brasileira; Priscila Fantin, uma atriz, modelo, dubladora e produtora de cinema brasileira; Priscilla Presley, nascida Priscilla Ann Wagner Beaulieu, conhecida como ex-esposa de Elvis Presley e mãe da cantora Lisa Marie Presley; A única filha de J.R.R Tolkien (Autor de O Hobbit e O senhor dos anéis, entre outros) se chamou Priscilla.

Apesar de ter sido muito mais comum na década de 80 e 90, o nome Priscila teve 124 registros em São Paulo, em 2014 (Arpen/SP), somados a 25 registros de Priscilla (com L duplo). Em Portugal, é um nome associado imediatamente ao Brasil e praticamente inviável, por que na pronúncia portuguesa ele é dito mais ou menos como “Prixila”. Bem diferente da pronúncia que usamos no Brasil.


Em terras brasileiras, acredito, continua sendo um bom nome, ainda mais se considerarmos que nessa geração é um nome raro. Pouco usado, ele se torna mais brilhante. Por isso, é uma ótima alternativa para quem deseja garantir que a filha não terá um monte de xarás durante sua vida inteira, e ao mesmo tempo, não chocar as pessoas com um nome “fora do padrão”. 



By



.

4 comentários: