sábado, 7 de novembro de 2015

Naíma

.

Naíma, do árabe Na'ima (نعيمة ) é a versão feminina de Na'im, ou Naim. Pode ser encontrado também na grafia Naime. Significa "Tranquilo, feliz, à vontade" em árabe. 

Apesar de existir uma extensa comunidade árabe no Brasil, não encontrei registros de Naíma nas últimas listas disponíveis. Portanto, na geração nascida agora, este nome é e será bem raro.

Naíma é uma balada composta por John Coltrane em 1959, em homenagem à sua esposa. Confira a letra: 
Deep as the night
spirit of starlight
inspiration of great beauty
and love at first sight

(Bridge)
Queen of the ages
she transcends history's pages
from beginning until the the end
what a woman she has been

Exotic rich and rare
none other to compare

Niama, Niama, Niama

Naíma Silva é uma atriz brasileira que estrelou o filme Cidade dos Homens; Naima Mora é uma modelo de passarela americana; Naíma Kay é uma cantora da África do Sul; Naíma McLean é uma atriz americana; Naíma Belkhiati é uma atriz francesa; A cantora gaúcha Naíma, de 39 anos, foi um dos destaques do quadro 'Iluminados' do programa Domingão do Faustão da Rede Globo.

Apesar de ser um nome de origem árabe, e do seu masculino ser citado na Bíblia (na passagem da ressurreição de Lázaro fala que ele era filho da viúva de Naim), para mim Naíma tem uma tonalidade contemporânea, vibrante, de uma mulher independente e urbana.

Aliás, minha foto escolhida para esse post é representação fiel da impressão que o nome Naíma me passa. Acredito que este seja um nome moderno e interessante que pode vir a substituir em muitos casos, os repetitivos nomes de 5 letras do Top 10 feminino no Brasil. 




By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário