sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Leona

.



Dificilmente podemos fugir da cultura noveleira do Brasil. Apesar de fazer alguns pares de anos que não assisto ou acompanho novelas, o nome Leona chegou até mim através de dois fatos estritamente ligado à elas: A atriz Leona Cavalli (nome artístico), que já interpretou vários personagens na TV brasileira, e a personagem Leona interpretada pela Carolina Dieckmann na novela Cobras e Lagartos exibida na Rede Globo em 2006. 

O significado de Leona é bem óbvio: é um nome de origem espanhola, feminino de León, e portanto, pode-se dizer que significa leoa. Considerando o significado, Leona sem dúvida é um nome bonito, sem ser totalmente estranho, mas com um toque exótico. Podem ser consideradas variantes:

Leone (Inglês) LéonneLéonieLéonette (Francês) Liona (Havaiano) Leonida(Italiano) LyonechikaLyonya (Russo) Leonita (Espanhol).

Além disso, uma ótima associação é Leona Louise Lewis, mundialmente conhecida simplesmente como Leona Lewis, (Londres, 3 de abril de 1985), é uma cantora e compositora britânica de pop e R&B, que alcançou sucesso após participar e ganhar a terceira temporada da série da televisão britânica The X Factor. Além dela, podemos citar Leona Naess, cantora e compositora britânica; Leona Woos Marshall Libby, a mais jovem e única física do Project Manhattan; Leona Binx Walton, modelo americana; 

A Wikipédia italiana ainda cita Leona Helmsley, empreendedora norte-americana, Leona Mitchell, soprano norte-americana e Leona Vicario, uma revolucionária mexicana. Além disso, há duas localidades nos Estados Unidos com o nome Leona, uma no Kansas e outra no Texas. 

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Leona é o nome de apenas 780 pessoas. Quase 500 delas nasceram nos anos 2000, possivelmente, influência das novelas com personagens com esse nome, especialmente o da Carolina Dieckmann, já que ela foi exibida no ano de 2006 e possivelmente causou a nomeação de muitas dessas mocinhas. A maior frequência de Leona é no estado do Amazonas.  

De acordo com Luinara Menezes, do Blog dos Nomes, Leona é 

(...) um nome considerado forte, por ser a inicial de um nome masculino muito comum em nosso cotidiano, Leonardo. É um nome ideal para pessoas que procuram nomes internacionais, que tenham personalidade e transmita força. Também pode agradar aquelas que gostam de nomes hippies, já que Leona tem um significado literal em espanhol e em países de hispânicos é considerado um nome com uma pegada hippie. 


Para mim, Leona é um dos nomes mais interessantes que existem. É forte, exótico, cheio de personalidade. Acredito ser uma excelente alternativa de nome feminino para os dias atuais.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário