quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Karl




Quem, ao longo de sua vida de estudante, não ouviu o nome do pai do socialismo e escritor da famosíssima obra "O Capital"? Karl Marx permeia o universo político há muitos anos, e tanto aqueles que o veneram como aqueles que o odeiam mortalmente, conhecem e sabem seu nome.

Apesar do nome ter ares de pompa e circunstância, seu significado e origem é extremamente simples. É humildemente a forma original escandinava e alemã do nome Carlos (ou Charles, em inglês), que significa "homem", a partir de um elemento germânico. Este era o nome de sete imperadores do Sacro Império Romano e um imperador da Áustria, bem como os reis da Suécia e da Noruega.

Karl Kraus foi um dramaturgo, ensaísta, aforista e poeta austríaco; Karl Alexander Muller foi um físico suíço; Karl Ludwig Hencke foi um astrônomo alemão; Karl Josef Seitz foi presidente da Áustria de 1919 a 1920 assim como Karl Renner ocupou o mesmo cargo de 1945 a 1950. Enfim, como se trata de um nome bastante comum na Europa o que não faltam são famosos portadores do nome.


No Rio Grande do Sul, o estado do Brasil que fica mais ao sul do país e foi colonizado por muitos imigrantes alemães, o nome ainda pode ser encontrado em senhores idosos e de meia idade, que optaram por preservar os nomes de sua terra natal. Teríamos muito mais, mas durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se proibido batizar os filhos com nomes notadamente alemães e até mesmo falar a língua alemã em casa. 

Talvez pela dificuldade de pronúncia, esse nome não é usada fora das comunidades alemãs brasileiras, se é, é usado raramente. Essa, no entanto, é minha forma preferida de Carlos, acho sonoro e elegante. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário