quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Girassol

.
Girassol não é um dos nomes hippies mais usuais. No entanto, não é totalmente desconhecido. Numa breve passadinha pelo facebook, encontrei a artesã cearense Girassol Estrela Ribeiro Cruz. Apesar de ser a única, o nome chamou atenção por ser extremamente hippie e composto. 

Tecnicamente, o Girassol, cujo nome científico é Helianthus annuus, é uma planta anual da família das Asteraceae. O seu nome em português deve-se ao fato da planta "olhar" para o Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo. Literalmente, é a "flor do sol".

Segundo o Dicionário de Significados, a flor de Girassol significa felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva do sol. No entanto, o girassol também pode representar altivez.

Pela sua beleza e exuberância, a flor do Girassol é muito procurada para ornamentação. Acredita-se que traz sorte e boas vibrações ao ambiente, sendo uma flor muito usada no Feng Shui, pois possui características do Sol.

Segundo uma crença popular, a semente do Girassol, quando deixada ao sol, pode curar a infertilidade. Na Hungria, acreditam que se na casa onde mora mulher grávida forem colocadas sementes de Girassol na janela, a criança que nascer será homem. Na Espanha, quem tem 11 girassóis tem a sorte do seu lado.

Na pintura, destaca-se a série de quadros “Os Girassóis” do pintor holandês Vincent van Gogh, produzidos durante a sua permanência na cidade de Arles, no sul da França.

A mitologia grega tem uma lenda para o aparecimento do primeiro girassol:

A Mitologia Grega apresenta uma lenda que explica o aparecimento da flor girassol. Clítia ou Clície, era uma ninfa que estava apaixonada por Hélio, o deus do Sol. Quando este a a trocou por Leucotéia, Clície começou a enfraquecer. Ela ficava sentada no chão frio, sem comer e sem beber, se alimentando apenas das suas próprias lágrimas. Enquanto o Sol estava no céu, Clície não desviava dele o seu olhar nem por um segundo, mas durante a noite, o seu rosto se virava para o chão, continuando então a chorar. Com o passar do tempo, os seus pés ganharam raízes e a sua face se transformou em uma flor, e continuou seguindo o sol. A Mitologia grega conta que assim nasceu o primeiro girassol.

Penso que só precisa de um pouco de familiarização para considerar Girassol um potencial nome próprio. Além disso, ele parece bastante com Marisol ou Marissol, que é até considerado um nome hispânico tradicional. Para quem está pouco habituado a nomes literais mas gosta do significado, há a tradução espanhola: Mirasol



By




.