segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Batista

.
Batista é um nome dado em referência a João Batista, personagem bíblico do Novo Testamento. Filho de Isabel, prima de Maria, João Batista era primo mais velho de Jesus. Seu nome na realidade era João, mas apelidaram-no de Batista pelo fato dele pregar um batismo de penitência, tendo batizado muitos judeus, inclusive Jesus. Seus rituais de batismo depois foram adaptados para o Cristianismo. 

Portanto, o uso de Batista como nome próprio é uma referência a São João Batista e o nome tem relação com a palavra "Batismo", originalmente decorrente da palavra grega βαπτω (bapto), ou seja, "para mergulhar".Em outras línguas, temos Battista (italiano), Baptiste (inglês e francês), Baptista (romano antigo), Bautista (espanhol).

Batista Campos é um bairro nobre da cidade de Belém do Pará; Como consequência do cunho religioso, o nome Batista também nomeia algumas religiões, como por exemplo, a Igreja Batista do Sétimo Dia. Talvez por isso, o nome tenha caído em desuso na língua portuguesa. 

Todas as referências de pessoas importantes pesquisadas em sites comuns de busca acabam por revelar que, mesmo quando a pessoa era conhecida apenas por Batista, seu nome completo era João Batista. Ou então, é usado como sobrenome.

De minha parte, acredito que Batista tenha a mesma pegada de Bento, só que é menos usado e não foi "redescoberto" ainda pelas pessoas. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário