domingo, 29 de novembro de 2015

Áurea




Áurea origina-se do latim “aureus” e significa “ouro”. Algumas fontes também apontam como significando "dourada".  Foi o nome de uma santa de Ostia, no século III e também de uma santa espanhoa, no século XI. Oria é a forma italiana do nome.

Outras fontes dizem que o nome pode ser considerado uma variação de Aura, a deusa grega dos ventos. Como usamos áurea como adjetivo para falar de uma coisa extremamente brilhante, ou uma coisa bastante dourada como o ouro, ou ainda, até mesmo feita de ouro, podemos considerar Áurea um nome literal. 

Aurea Souza, mais conhecida como Áurea, é uma cantora portuguesa. Áurea Cruz é uma jogadora de voleibol de Porto Rico.  Áurea Baptista é uma atriz brasileira, que construiu sua carreira no teatro, cinema e televisão do Rio Grande do Sul.


No Brasil, existe uma abundância de vilas, bairros e cidades chamados “Áurea”. Talvez pela simbologia da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, promulgada pela princesa Isabel.

Como nome próprio, pode funcionar como substituto de Aurora, que vem ganhando popularidade nos últimos tempos. 


By




.

Um comentário:

  1. Acho Áurea tão bonito! Sobre a associação a deusa dos ventos, no filme "o menino que descobriu o vento" tinha uma frase: "Deus é como o vento que tudo toca". Apesar da mistura que eu fiz agora entre paganismo e cristianismo, acho que Áurea teria esse significado poético como uma dádiva de Deus, o vento gerador da Vida. Amo também ao fato de significar algo dourado, brilhante e que reluz...sim, uma menina cheia de luz, com ideias libertárias! Penso em uma Áurea como uma mulher determinada, de personalidade forte e que não se cala perante injustiças.Sobre o fato de existir várias vilas ou lugares com este nome, acho que isto é meio comum no Brasil como as cidades de Marília, Olímpia, Aparecida, Carmo...e até mesmo Estado: Santa Catarina. Penso fortemente no nome Áurea. Talvez, por ser curtinho não consegui pensar em um apelido, acho que é um nome que basta por si, mas se uma mamãe quiser algum composto, acho que o nome tbm comporta e fica mto legal (:

    ResponderExcluir