sábado, 28 de novembro de 2015

Ariadne

.
O nome Ariadne significa “mais sagrado”, composto dos elementos grego-cretenses Grego αρι (ari) "mais" e αδνος (adnos) "santo".

A Ariadne da mitologia grega apaixonou-se por Teseu e o ajudou a escapar do labirinto e do Minotauro, mas mais tarde foi abandonada por ele. Depois ela casou-se com o deus Dionísio e ele lhe deu o dom da imortalidade.

Outras línguas: Ariadna (Catalão), Arijana (croata), Ariane (holandês), Ariana, Arienne, Aryana (Inglês), Ariane, Arianne (francês), Ariane (alemão), Arianna (italiano), Ariadna (polonês), Ariadna (russo), Ariadna (Espanhol)

É um belo nome com conexões mitológicas impressionantes. Tem uma sonoridade elegante e admirável, além do significado encantador. É um nome exótico que se encaixa perfeitamente no mundo moderno.

Ariadne foi uma imperatriz-consorte bizantina, esposa dos imperadores Zenão e de seu sucessor Anastácio. Ariadne Oliver é um personagem recorrente nos romances de Agatha Christie. Ela é uma escritora de mistério, e em várias histórias ela ajuda Hercule Poirot a resolver mistérios usando a “intuição feminina”.  Ariadne Artiles é uma modelo espanhola; Ariadne Díaz é uma atriz mexicana; Ariadne auf Naxos é uma ópera composta pelo alemão Richard Strauss;

Tem até uma frase de Nietzsche que menciona o nome: “Um homem labiríntico nunca procura a Verdade, mas apenas a sua Ariadne”. 



By



.