domingo, 22 de novembro de 2015

Aretha



Aretha é um nome possivelmente derivado da palavra grega αρετη (arete) que significa "virtude". Também pode ser considerado uma forma abreviada de Margaretha.

Este nome foi popularizado na década de 1960, pela cantora americana Aretha Franklin (1942). Existe também a versão Arete, e as variantes masculinas Aretos e Aretes. Na mitologia grega, Arete era a irmã de Omonoia, Aretos era um guarda-costas de Alexandre, o Grande, e Aretes era um general no exercito de Alexandre. Arete também foi Rainha dos Pheaecians na Odisséia, a mãe da princesa Nausica, que resgatou Ulisses, quando ele estava perto da morte e ajudou-o a voltar para casa.

Aretha Louise Franklin (Memphis, 25 de março de 1942) é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stone e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.  

Aretha Santos Pensamento da Silva, conhecida como Aretha Marcos (Rio de Janeiro, 15 de maio de 1974), é uma cantora brasileira, filha dos também cantores Antônio Marcos (1945-1992) e Vanusa.

Areta de Cirene em grego antigo: Ἀρήτη ou Arete de Cirene (viveu entre os séculos IV e V) foi filha de Aristipo de Cirene, um seguidor de Sócrates. Ela aprendeu filosofia pelo seu pai, Aristipo, que aprendeu filosofia de Sócrates. Por sua vez, Arete ensinou filosofia ao seu filho - Aristipo o Novo - pelo que este foi apelidado de "Ensinado pela mãe" (em grego antigo: μητροδίδακτος). Areta é por vezes descrita como a sucessora de seu pai na direção da escola cirenaica, mas pode ter sido o seu filho a fundar formalmente a escola.

Em uma das temporadas de Chiquititas, novela infantil do SBT, a personagem Pata foi interpretada pela atriz Aretha Oliveira, que hoje trabalha em produções da TV argentina e mora em Buenos Aires.

No Brasil, se tornou um nome extremamente raro. Não há nenhum registro do nome Aretha ou qualquer variação nas listas disponíveis, o que o torna mais atraente e ousado. 




By



.

5 comentários: