segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Amapola



Aposto que você nunca tinha pensado nesse nome. É realmente incomum, original e exótico. Na verdade, Amapola trata-se de uma flor, mais conhecida em língua portuguesa como Papoula (Papoila em Portugal). O nome científico é "Papaver Rhoeas"; Amapola é a tradução em espanhol.


Entretanto, em algumas outras fontes (especialmente botânicas) encontrei que a Amapola é uma planta ornamental cujo nome científico é Pereskia Amapola, nativa do Brasil e cultivada no Mato Grosso. 

Há uma música, de Andrea Bocelli, chamada Amapola. Separei aqui a tradução: 

Amapola,lindíssima Amapola,
 Minha alma será sempre só sua,
 Eu te quero,
minha menina amada,
 Como a flor ama a luz do dia.
 Amapola,lindíssima Amapola,
 Não sejas tão ingrata e me ame,

Amapola,Amapola
 Como pode você viver tão só?
 Eu te quero, minha menina amada,
 Como a flor ama a luz do dia.

Amapola, lindíssima Amapola,
 Não sejas tão ingrata e me ame,

Amapola, Amapola
 Como pode você viver tão só?

Zezé Polessa interpretou uma personagem chamada Amapola Ferraço na novela Porto dos Milagres, exibida na Rede Globo em 2001. Na novela Kubanacán, Amapola Fontini era uma revolucionária que queria assumir o poder do país, interpretada por Vanessa Gerbelli, mas teve participação apenas nas últimas semanas da novela, exibida em 2003-2004. Cláudia Alencar também viveu uma personagem chamada Amapola na minissérie global “O Quinto dos Infernos”, exibida em 2002.

Também é o título de filme argentino de 2014, onde Amapola, uma bela atriz, é magicamente transportada para o futuro onde ela vislumbra os trágicos acontecimentos que acometeram ela e sua família. Voltando aos dias de hoje, ela se esforça para manter sua família unida, garantir a sua felicidade e encontrar o amor verdadeiro.

Como nome próprio, vejo-o com normalidade. É mais um nome de flores, tão usados para nomear mulheres e remeter à delicadeza feminina, como Rosa, Margarida, etc. Porém, Amapola além de ser um nome de flor, e portanto, também tenha essas qualidades, não é qualquer sonoridade delicada, é forte, majestoso, imponente. 

Como no Brasil, usamos muitos nomes de origem espanhola, acho que Amapola tem grande potencial. 

  



By




.

4 comentários:

  1. Em 1964, Roberto Carlos fez uma versão dessa música de Lacalle com um arranjo de rock da pré Jovem Guarda. Ficou sensacional, um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Amigão. Bocelli foi um dos inúmeros intérpretes desta música criada por LaCalle, nascido em Cádiz e que a compôs em 1934,

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas citações e sua sugestão de nome. Juan Luis Guerra canta uma música chamada "Viriré" que menciona também o nome dessa belíssima flor.

    ResponderExcluir