sábado, 14 de novembro de 2015

Alonso




Alonso é a forma espanhola de Afonso. Ele origina-se a partir do germânico visigodo, Ildefonso, que significa “nobre e pronto”, a partir do elemento Adal (nobre) e Funs (prontos). Outras teorias afirmam que o primeiro elemento é Hadu ou Hild, ambos significando “batalha”. É possível que dois nomes tenham sido fundidos em um só. Este foi o nome de seis reis de Portugal (na forma Afonso) e de reis de várias regiões antigas da Espanha (como Alonso).

Outras línguas: Adalfuns, Alfons, Hadufuns, Hildefons (germânico antigo), Alfons, Fons, Funs, Kampuchean Frente Unida para a Salvação Nacional (holandês), Alphonso, Alphonzo, Lon, Lonnie, Lonny (Inglês), Alphonse (francês), Afonso (Galego), Alfons (alemão), Afonso (História), Alfonso, Alonzo (italiano), Funs, Funske (limburguês), Alfons (polonês), Afonso (Português), Alfonz (esloveno).

Talvez a maior referência que podemos dar a respeito desse nome é o piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso.

Além deste, citamos:


Alonso de Ojeda, um navegador espanhol; Alonso II de Fonseca foi arcebispo de Santiago de Compostela de 1464 a 1506; Alonso Solís é um jogador de futebol costa-riquenho; Alonso Cano, foi um pintor, arquiteto e escultor espanhol nascido em Granada. Alonso González de Berruguete foi um pintor, escultor e arquiteto espanhol. Foi considerado o mais importante escultor da Renascença na Espanha e é conhecido por suas esculturas emotivas que mostram o êxtase ou o tormento religioso. Alonso Sánchez Coello foi o mais proeminente pintor do Renascimento espanhol.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário