sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Aimê & Aimée

.
Aimée ou Aimê é um nome francês, que deriva do nome francês antigo Amee, que quer dizer “amada”, uma forma vernácula da palavra em latim “Amata”.

Aimê é um aportuguesamento, evidentemente, do mesmo modo que Amy foi a adaptação para o inglês. Embora eu ache a grafia francesa mais charmosa, talvez Aimê facilite a compreensão, pronúncia e escrita na língua portuguesa.

No Estado de São Paulo (SP), segundo a Arpen, foram 12 registros de Aimee (sem acento), e 13 registros de Aimée (com acento). Outras grafias alternativas do nome não foram registradas.

Outras línguas: Amy, Ami, Amie (Inglês), Amata (latim tardio), Amee (Medieval francês), Amada (Espanhol).

Algumas personalidades famosas com o nome: 

Aimee McPherson, mais conhecida como Irmã Aimee foi uma evangelista e celebridade nos anos 30, tendo fundado a Igreja do Evangelho Quadragular. Aimee Sweet, nascida em 77, é uma atriz norte-americana de filmes pornográficos. Aimee Mann, nascida em 1960, é uma cantora, baixista e cantora estadunidense, ex-integrante da banda Til Tuesday. Aimee Garcia é uma atriz estadunidense. Aimee Teegarden, é uma atriz americana mais conhecida por sua participação na série Friday Night Lights. Aimée Ann Duffy (Bangor, 23 de junho de 1984), conhecida como Duffy, é uma cantora, compositora e ocasional atriz galesa. Seu álbum de estréia foi “Rockferry”. Aimee-Ffion Edwards é uma atriz de Newport, País de Gales. Ela é mais conhecida por aparecer em Skins, um famoso seriado britânico.  Aimée Antoinette Camus (1879 – 1965) foi uma botânica francesa, que viveu perto da ilha de Adan. Aimée de Heeren, nascida Aimée Soto-Maior de Sá foi uma socialite brasileira.



By



3 comentários: