quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Agnelo & Aniello





Se você está pensando que Agnello é uma variante de Ângelo e que significa anjo mensageiro, pode ir esquecendo. Se pensou que é um feminino de Agnes, errou de novo. Na verdade, Agnello é uma palavra em italiano que significa “cordeiro”.

O ator Daniel de Oliveira interpretou o personagem Agnello Mattoli, na novela brasileira “Passione”, que possuía um núcleo italiano.

Na Itália, ele foi usado como nome na Idade Média, em referência à associação que se faz de Jesus Cristo como “o cordeiro”. Atualmente, segundo o Nomix.it, é usado somente como sobrenome em território italiano. O nome Aniello, que deriva de Agnello, é usado na Itália, embora seja bastante raro.

De acordo com o Nomix.it, na Itália, chamam-se Aniello cerca de 31.672 pessoas (323 ° nome mais comum) ou cerca de 0,0525% da população italiana. No Brasil, não há nenhum registro recente nas últimas listas disponíveis.

Já no Wikipédia, é possível encontrar muitas referências desse nome, porém com a grafia Agnelo, entre médicos, políticos, religiosos e outras pessoas igualmente importantes para suas comunidades em algum momento. Todos eles brasileiros.


Numa percepção mais profunda, acredito que o nome Agnello tem muito potencial para voltar a ser usado no Brasil. É um nome masculino, que ao contrário da maioria, é doce, suave, repleto de ternura. Talvez seja o significado “cordeiro” que o torna um nome tão tranqüilizador, ou então a sonoridade, mas com certeza é um nome masculino bastante interessante.


By




.

3 comentários: