quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Adolfo




Adolfo é a forma italiana e espanhola de Adolf. Adolfo é um nome bastante interessante. A terminação é indiscutivelmente masculina, mas tem um toque diferente da maioria das terminações desse tipo. A sua origem é germânica, a partir do nome antigo Adalwolf, que significa “nobre lobo”. Deriva da junção dos elementos “adal”, que quer dizer “nobre”, e “wolf” , que significa “lobo”.


Portanto, tem um significado muito bom, conectado com a natureza, associado com a força e astúcia do lobo, e com uma qualidade importante para a época, a nobreza. Hoje, é claro, a nobreza tem outro sentido.

O nome tem um histórico de associações muito positivas: ele foi levado por vários reis suecos como primeiro ou segundo nome, mas notadamente por Gustav Adolf II, no século 17. Porém, apesar das várias associações positivas com várias personalidades interessantes, bastou uma negativa para estragá-lo.

É claro que não é “qualquer associação negativa”. Trata-se da associação imediata com Adolf Hitler, líder do partido nazista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, responsável por atrocidades de larga escala, como por exemplo, o holocausto. Bastou para diminuir drasticamente o uso deste nome em praticamente todo o mundo. Principalmente na Alemanha.

Foi bastante popular no sul, onde a imigração alemã no final do século XIX e início do século XX foi a responsável pela composição étnica, junto com outros imigrantes europeus e povos nativos brasileiros. Ainda é bastante comum encontrar senhores idosos ou de meia idade chamados Adolfo.

Com a questão da Segunda Guerra Mundial, a personalidade de Adolf Hitler fez o nome cair em desuso, inclusive no Brasil. Hoje é praticamente impossível encontrar um jovem ou uma criança chamado Adolfo. Mesmo pessoas que gostam do nome não usariam por conta do peso social do nome para a criança, tornando-o atualmente inviável. Talvez com o passar do tempo, esse episódio seja deixado para trás, pois Adolfo é um nome germânico interessante e com um significado muito legal.

Diminutivos: Adolfito, Fito (Espanhol)

Outras línguas: Adalwolf, Adolf, Adolphus (germânico antigo), Adolf (Checo), Adolf, Alf (dinamarquês), Adolf (holandês), Adolph, Dolph (Inglês), Aadolf, Aatto, Aatu, Atte (finlandês), Adolphe (francês), Adde, Ade (Frisian), Adolf (alemão), Dolf, Dulf (limburguês), Adolf, Alf (norueguês), Adolf, Alf (sueco). 


By




.

7 comentários:

  1. Dá até frio na barriga porque esse nome só me faz lembrar Hitler.

    ResponderExcluir
  2. Não pense assim, meu pai é Adolfo (94 anos) e é um símbolo de amor.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Adolfo passei muita humilhação na escola mais eu gosto do meu nome :)

    ResponderExcluir
  4. Que bobagem. Tem muitos chamados de
    Jesus e são mau caráter. Quem faz os atributos do nome é a pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Sou adolpho de sobrenome e gostaria de encontrar pesdoas com o mesmo sobrenome para trocar informações
    Meu face é Antonio Adolpho

    ResponderExcluir
  6. Meu sobrenome é Adolfo e adoro o ele...

    ResponderExcluir