terça-feira, 24 de novembro de 2015

Adelina & Adeline



Adelina/Adeline são duas versões do diminutivo latinizado de Adela, que por sua vez, é de origem germânica e deriva da palavra “adal”, ou seja, “nobre”.

Podemos citar algumas referências sobre o nome Adelina

Adelina Campos, atriz portuguesa; Adelina Dóris Monteiro, conhecida apenas como Dóris Monteiro, é uma cantora brasileira; Adelina Patti, uma soprano espanhola do século XXI, exaltada como uma das  maiores artistas da sua área musical; Adelina, a charuteira, foi uma escrava e abolicionista brasileira; A patinadora russa Adelina Sotnikova ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

Assim como Adelina, encontramos também algumas referências sobre o nome Adeline: 

Adeline é uma vila localizada no estado americano de Illinois. Adeline Hayden Coffin (nasceu em 20 de junho de 1863) foi uma atriz britânica nascida na Alemanha. Seu nome de nascimento era Adeline de Leuw. Foi casada com o compositor Alberto Randegger, de quem ela se divorciou em 1892, em seguida, o ator C. Hayden Coffin.  A escritora Virgínia Woolf na verdade chamava-se Adeline Virgínia Stephen.

É curioso como um nome pode mudar simplesmente trocando uma letra. Para mim, Adelina é um nome forte e poderoso, que automaticamente remete a uma personalidade marcante, talvez uma revolucionária, uma feminista, uma pessoa envolvida com lutas sociais e causas nobres.

Adeline é para mim, um nome doce, que ao mesmo tempo passa uma impressão gótica, misteriosa. Eu usá-lo-ia sem pestanejar para uma personagem de um mundo sombrio, talvez uma vampira. Acho que, talvez, pelo fato desse nome soar bastante antigo, mas suave, que conservo essa impressão. Assim, Adeline possui um significado agradável e que provavelmente cabe a qualquer personalidade de qualquer mulher em qualquer fase da sua vida;

Portanto, embora se trate de exatamente o mesmo nome com o mesmo significado, ainda assim consigo ver diferenças significativas entre Adelina e Adeline. Acredito que se trata de um nome que merece um retorno majestoso e uma atenção especial por parte das pessoas. É uma pena estarem tão esquecidos hoje em dia.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário