sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Zuleica

Zuleica Wilson, Miss Angola 2014.


Zuleica é a forma espanhola e portuguesa de Zuleika. Possivelmente significa "brilhante beleza" em persa. De acordo com lendas medievais este era o nome da mulher de Potifar na Bíblia. Ela tem sido objeto de muitos poemas e contos.
Outras línguas: Zulaykha, Zulekha (árabe).

Por ter sido usado em gerações passadas talvez soe para os brasileiros como um nome ultrapassado. Entretanto, considero um nome muito interessante e que tem como bônus um significado muito charmoso.

Zuleica é uma jóia que merece muito mais atenção. Eu mesma, só reparei nele quando pesquisando nomes de Misses, aleatoriamente encontrei Zuleika Rivera, a Miss Porto Rico que ganhou o Miss Universo em 2006.

Podemos citar ainda a filha dos atores Charles Bronson e Jill Ireland que se chama  Zuleika Buchinskaya. Além dessa, existe a atriz britânica Zuleikha Robinson, conhecida por seus papéis como Moushumi Mazumdar no filme homônimo e Ilana na série de TV Lost.

Zuleica Marilha dos Santos (Cabinda, 17 de Março de 1993) é uma modelo angolana que atende por Zuleica Wilson e foi eleita Miss Angola 2013, representando o seu país no concurso Miss Universo 2014.

Zuleika Angel Jones, nascida Zuleika de Souza Netto e conhecida como Zuzu Angel, (Curvelo, 5 de junho de 1921 — Rio de Janeiro, 14 de abril de 1976) foi uma estilista brasileira, mãe do militante político Stuart Angel Jones e da jornalista Hildegard Angel. Personagem notória do Brasil da época da ditadura militar, ficou conhecida nacional e internacionalmente não apenas por seu trabalho inovador como estilista de moda mas também por sua procura pelo filho, militante, assassinado pelo governo e transformado em desaparecido político, em que enfrentou as autoridades da época e levou sua busca a se tornar conhecida no exterior.

Zuleika Alambert (Santos, 23 de dezembro de 1922 - Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2012) foi uma escritora e política brasileira. Eleita Deputada Estadual pela cidade de Santos, em 1947 pelo PCB, esta entre as primeiras mulheres a ocupar uma cadeira na Assembléia Legislativa de São Paulo. Autora de livros, como: "Uma jovem brasileira na URSS", de 1953, "Estudantes fazem história", de 1964, "Feminismo: O Ponto de Vista Marxista", de 1986, entre outros, Zuleika é uma lider feminista e lutou pelos direitos sociais no Brasil, apresentando, quando deputada, um projeto que seria o embrião do 13º salário. Seu projeto era para um abono de Natal.




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário