quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Zacarias

.
Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou") é um nome de origem semita, passado ao português pelo latim Zacharia;

Este é o nome de muitos personagens do Antigo Testamento, incluindo o profeta Zacarias, o autor do livro de Zacarias. O nome também aparece no Novo Testamento, pertencente ao pai de João Batista, que ficou temporariamente mudo por causa de sua descrença. 

Em algumas versões do Novo Testamento seu nome está escrito na forma grega Zacharias. Como um nome em Inglês, tem sido usado de modo ocasional desde a Reforma Protestante.

Outras línguas: Zakaria, Zakariya, Zakariyya (em árabe), Zacarias, Zacarias, Zacarias (bíblico), Zacharias (grego bíblico), Zekharyah (Hebraico Bíblico), Zaccharias (Bíblico Latina), Zahari (búlgaro), Zachariah, Zachary, Zacarias, Zac, Zach, Zachery, Zack, Zackary, Zackery, Zak (Inglês), Sakari, Sakke, Saku (finlandês), Zacharie (francês), Zakaria (Geórgia), Zachariasz (polonês), Zakhar (russo), Sachairi (escocês) , Zekeriya (turco);

No Brasil, o nome Zacarias ficou muito associado ao comediante da trupe denominada Os Trapalhões (Didi, Dedé, Muçum e Zacarias).

Zacarias de Góis e Vasconcelos (Valença, 5 de novembro de 1815 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1877) foi um advogado e político brasileiro. Foi presidente das províncias do Piauí, Sergipe e Paraná (neste último, o seu primeiro presidente), deputado provincial pela Bahia em 1843, reeleito em 1845 e 1847, presidente da Câmara dos Deputados pelo Paraná em 1864, deputado geral, senador do Império pela Bahia (de 1864 a 1877), ministro da Marinha, da Justiça, da Fazenda e presidente do Conselho de Ministros por três vezes.

Apesar da onda evangélica no Brasil estar ressuscitando muitos dos nomes bíblicos, Zacarias permanece no esquecimento: Em São Paulo, em 2014, não foram contabilizados registros desse nome. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário