domingo, 25 de outubro de 2015

Valquíria

.

Forma portuguesa de Valkyrie. Significa “Seletor do massacrado” ou então, “a que escolhe os mortos”, derivado do nórdico antigo Valr (o morto) e Kyrka (seletor). Na mitologia nórdica, Valquírias eram donzelas que lideraram heróis mortos em combate a Valhalla (o paraíso).

Além dos seres mitológicos, a primeira coisa que vem à mente depois de ouvir o nome é a Operação Valquíria, onde a resistência entre os militares alemães armou um plano para assassinar Hitler, mas ele sobreviveu.

Algumas referências incluem:

Valquíria Ribeiro (São Paulo, 16 de junho de 1977) é uma atriz que atualmente é uma das estrelas da Rede Record, emissora que a revelou no papel de Juliana, em A Escrava Isaura.

Valquiria Melnik Blicharski Dalagnol é uma modelo e jornalista brasileira que venceu o concurso de Miss Brasil Mundo em 1994.

A Valquíria - uma ópera de Richard Wagner, a segunda parte de quatro que compõem a tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo).

As Valkírias - livro do escritor Paulo Coelho.

No Brasil, esse nome sempre foi raro, inclusive nas gerações passadas. Agora, não possui nenhum registro nas listas atuais disponíveis. Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 58.921 pessoas chamadas Valquíria no Brasil, durante o período da pesquisa. A maior frequência é em Alagoas, e a década da maior parte dos nascimentos, por incrível que pareça, é os anos 80. Assim, a maioria das moças chamadas Valquíria estão na casa dos 30 anos hoje. Esse total de pessoas com o nome faz dele o número 259 no ranking dos nomes femininos mais usados no Brasil, dentro da pequisa do IBGE. 

Em Portugal, consta apenas uma pequena Maria Valquíria, nascida em 2014, mas é a única referência do nome na lista portuguesa.

Entretanto, acredito que apenas o nome não foi ainda redescoberto, ele tem muito potencial assim como Valéria e Valentina, precisa apenas ser desvendado para os olhos do mundo. É um nome elegante e sofisticado, que está sendo subutilizado nos países de língua portuguesa.



By







.

2 comentários:

  1. Tenho 36 anos e me chamo Valquiria.
    Minha bisa reclamava muito desse nome kkk. Dizia que era um absurdo uma criança ter nome de Vampira rsrsrs (ela nasceu em 1905 e morreu aos 93 anos). Até hoje me pergunto qual a ligação de Valquiria com Vampira. Na época eu era criança e achava que ela simplesmente entendia a pronúncia errada, mas hoje penso que devia ser histórias antigas.

    ResponderExcluir