sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tainara

.

Muitas pessoas automaticamente dirão que Tainara é um nome inventado. Bem, pode ser que sim. Mas quando estamos pisando no território da língua tupi ou outra linguagem indígena, muita coisa pode ser. 

Se partirmos do princípio de que Tainá significa "Estrela", e o sufixo "ara" na língua tupi guarani é indicativo para pássaro, para o nome de um pássaro (como em arara, por exemplo), podemos dizer que o significado de Tainara gira em torno de "pássaro estrela" ou "ave estrela". 

O significado torna o nome muito mais interessante, no caso de assumirmos que ele é mesmo verdadeiro e originário da língua tupi. 

Com uma breve olhada no Facebook encontramos muitas meninas, nascidas entre a década de 80 e 90, e no início dos anos 2000, especialmente no Rio Grande do Sul - Brasil. Mas um indicativo de que talvez o nome tenha mesmo um fundamento indígena, é que a Miss Mato Grosso do Sul de 2008 chama-se Tainara Terena F. da Silva, uma índia que na época tinha 19 anos, natural da aldeia de Ipegué, em Aquidauana. 

Curiosamente, a cantora angolana Selda chama-se na verdade Guiselda Tainara Salgueira Portelinha. Isso em Angola, na África, a um oceano e meio de distância do Brasil e dos nossos prováveis indígenas. É certo que estamos em tempos de globalização, internet e intenso contato cultural, mas é meio improvável que um nome indígena do Brasil esteja sendo usado na África. 

O nome já possui seus adeptos: no estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, em 2014 foram contabilizados 14 registros de Thainara (com o h) e 16 registros de Tainara (sem H). Além disso, 20 pais/mães tiveram a ideia de registrar as filhas como Taynara, com y. O que não deixa de ser correto, pois o Y é uma letra que o tupi guarani comportaria muito bem. Mas o mais surpreendente é que nada mais nada menos do que 71 meninas foram registradas com a grafia Thaynara.

Ou seja, no Brasil, esse nome além de bem aceito é razoavelmente usado nos dias atuais. 



By



.


2 comentários: