sábado, 10 de outubro de 2015

Omar

.
No Behind The Name, Omar é apresentado com duas possibilidades de significado: 1) uma variante de Umar, do árabe عمر ('umr) que quer dizer "vida", sendo que Umar foi o segundo califa e braço direito de Maomé; 2) um nome hebraico que significa “orador, falante”, sendo o nome do filho de Elifaz no Antigo Testamento;

Omar Sharif era um ator conhecido por seus papéis principais românticos durante a Idade de Ouro de Hollywood. Além deste, também existe o ator Omar Epps. Já Omar Khayyām, poeta, matemático e astrônomo persa dos séculos XI e XII.

O nome “Omar” lembra imediatamente a forma como dizemos “o mar”. Por isso, além de automaticamente exótico e árabe, ele também faz  uma associação com o oceano, e se torna também um nome poético.

Em São Paulo, no ano de 2014, foram registrados 14 meninos chamados Omar. Pode ser que estejam dentro da comunidade árabe muçulmana existente em São Paulo, ou não, pois Omar é um nome que se adapta muito bem à língua portuguesa. Em Portugal, no mesmo ano, foram 5 registros.


É um nome raro e sonoro, que talvez seja um pouco desprezado pelos brasileiros pela automática associação a nomes comuns nas gerações passadas como Gilmar, Vilmar, etc. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário