terça-feira, 13 de outubro de 2015

Nuno

.



Nuno é a forma portuguesa e espanhola do nome medieval Nuño, que possivelmente deriva do latim “Nonus”, ou seja, “nono” (número) ou de “nunnus”, que quer dizer “avô”.

Em Portugal, é um nome popularíssimo, sendo que em 2014, foram registrados 153 bebês com esse nome. Claro que é mais popular em outras gerações e em outros anos, e pode-se dizer que Nuno é um nome tradicionalmente português.

A popularidade do nome é, provavelmente, devido à fama de Nuno Álvares Pereira, o herói militar que foi responsável pela vitória contra Castela em 1385.

Já no Brasil, a realidade não é a mesma. Nuno é raro e pouco usado, sendo que em São Paulo foram registrados apenas 16 meninos com esse nome (Arpen/SP, 2014). Nuno é o nome de 1.386 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maior taxa de registros é do Rio de Janeiro. Os registros de Nuno tem aumentado década após década, sendo que a maioria deles se deram depois dos anos 2000.

Portanto, enquanto em Portugal ele é desaconselhado pela imensa popularidade, no Brasil ele deve ser encorajado, pois é original e exclusivo.

No Brasil, o principal representante talvez seja o ator Nuno Leal Maia, famoso por vários personagens importantes nas novelas e filmes brasileiros. 

Referências:


Nuno Alvares Pereira, religioso e militar português;
Nuno Bettencourt, guitarrista americano nascido português;
Nuno Claro, jogador de futebol Português;
Nuno Coelho, jogador de futebol português;
Nuno da Cunha, navegador e poeta português;
Nuno da Cunha Ataíde, cardeal e bispo católico Português;
Nuno Eanes Cerzeo, trovador galego;
Nuno Espírito Santo, jogador de futebol Português e treinador;
Nuno Fernandes Torneol, trovador galego;
Nuno Fernandez de Mirapeixe, trovador espanhol;
Nuno Janeiro, modelo e ator Português;
Nuno Perez Sandeu, trovador Português;
Nuno Resende, cantor Português;
Nuno Tristão, um comerciante de escravos e explorador Português.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário