quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Lorelei



Lorelei é um nome que tem origem a partir de um nome germânico que significa "atraindo para as rochas". Este é o nome de um promontório rochoso sobre o Rio Reno. Lendas dizem que uma donzela chamada Lorelei vive na rocha e atrai pescadores para a morte com sua canção. É algum tipo de metáfora para sereias de água doce.

O nome da personagem de Marilyn Monroe em “Os homens preferem as loiras” foi Lorelei Lee, o que explica a popularidade do nome nos anos cinqüenta. O nome talvez se torne popular agora pelas personagens de Lauren Graham em Gilmore Girls, ou ainda, o fascínio que exerce etnia e mitologia, como Ariel em A Pequena Sereia.

Para mim, Lorelei soa bastante exótico, como um personagem de contos de fadas. Porém, como se trata de uma lenda pouco auspiciosa, esse nome é pouco usado na Alemanha. As fontes sobre isso são escassas pela dificuldade de traduzir da língua alemã, mas pelo que entendi, Lorelei nem é considerado um nome próprio na Alemanha.

Se for considerar significado, realmente não é o melhor dos nomes, e pronúncia portuguesa fica parecida demais com alguns nomes antiquados que temos no nosso repertório terminado em “Lei”. Mas abstraindo do significado e abstraindo desse repertório de significados, o nome para mim soa gótico e mítico, o que considero qualidades.


Uma das coisas que mais admiro nesse nome, é que um bebê nomeado Lorelei agora dificilmente vai encontrar outra pessoa com o mesmo nome em um bom tempo e espaço. Então trata-se de um nome único. Para quem gosta de se diferenciar bastante, Lorelei é uma boa opção. 


By





.

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu me chamo Lorelei. Sou descendente de alemães, nascida em Porto Alegre.kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bacana. Estava pesquisando esse nome devido a uma música de um grupo Escocês e fiquei conhecendo uma linda lenda Alemã. Parabéns pelo nome.

    ResponderExcluir
  3. meu nome foi escolhido pela minha madrinha ela sempre comentava da sereia que atraía pescadores quando criança não gostava do meu nome hoje amooo

    ResponderExcluir
  4. pela primeira vez encontro pessoas com o mesmo nome que o meu kkkkkk

    ResponderExcluir