sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Jordana



O nome Jordana tem uma bela representa, a atriz e modelo Jordana Brewster, nascida na Cidade do Panamá, mais conhecida por fazer parte do elenco do filme Velozes e Furiosos. 

O nome pode ter duas origens: pode vir do germânico Jordanes - nome que foi levado por um historiador gótico do século VI que escreveu a história dos godos - que origina-se a partir do elemento nórdico "Jord", que significa "Terra",  ou está relacionado ao nome do Rio Jordão, onde segundo o Novo Testamento, Jesus foi batizado.

O nome, na sua versão masculina (Jordan), em inglês, passou a ser usado depois que cruzados adquiriram o hábito de trazer água do Rio Jordão para batizar seus filhos. 

O termo "jordana" é usado, em português, para se referir a uma pessoa nascida na Jordânia (país) ou então, algo relacionado a Jordânia (ex: Seleção Jordana de Futebol, etc). Em árabe, o nome da Jordânia é  "al-Mamlakah al-Urduniyah al-Hashimiyah" (República Hachemita da Jordânia), sendo que o o nome usado é Urduniyah

No estado de São Paulo, de acordo com dados da Arpen/SP, em 2014, foram registradas 16 meninas com o nome Jordana. Outra variante, com ar "italiano" e ainda mais rara no Brasil é Giordana. É possível ainda encontrar a grafia Jordanna ou ainda Gyordana.

As formas masculinas incluem Jordan, Jordyn, Jordon  (inglês), Jordán (espanhol), Giordano (italiano), Jordão (português). 

Jordana é um nome tão forte e cosmopolita, internacional, com uma pitada de charme exótico.



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário