sábado, 31 de outubro de 2015

Hermes

.

Hermes provavelmente origina-se do elemento ερμα, do grego “herma” que significa “monte de pedras, marcador de fronteira, divisa". Hermes era um deus grego associado com velocidade e boa sorte, que serviu como um mensageiro de Zeus e os outros deuses. Ele foi também o padroeiro dos viajantes, escritores, atletas, comerciantes, ladrões e oradores.

Este também foi usado como nome pessoal, sendo suportado, por exemplo, por um santo e mártir primeiro século. A variante feminina é Hermione. Em outras línguas temos Ermes, Ermete (italiano), Ermolai, Germogen, Yermolai (russo).

Na mitologia grega, Hermes era filho de Zeus e Maia, possuidor de vários atributos. Acabou chegando até outras terras e criou-se então o personagem Hermes Tremenegisto, que quer dizer "Hermes três-vezes-mais", divindade sincrética que combina características do deus grego Hermes e do deus egípcio Toth.

Uma das referências mais interessantes em termos de Brasil é Hermes Rodrigues da Fonseca que foi um militar e político brasileiro, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Era sobrinho do marechal Deodoro da Fonseca, 1º presidente do Brasil.

Apesar de ser um nome bem conhecido no Brasil e em outros países de língua portuguesa, não há referências de registros de Hermes nas últimas listas divulgadas.


Acredito que o significado não seja muito auspicioso, pois monte de pedras não é lá o que se espera do significado de um nome, porém, a associação com um deus grego famoso e a originalidade da escolha do nome hoje tornam-no interessante. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário