segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Doriana & Doriane



Doriana é a forma feminina de Dorian, que foi usado pela primeira vez por Oscar Wilde em seu romance "O retrato de Dorian Gray" (1891) que conta a história de um homem que permanece eternamente jovem enquanto seu retrato envelhece. Wilde provavelmente inspirou-se nos dórios, um povo grego. 

O nome é encontrado também na versão feminina Doriane, e nas versões masculinas Dorian, Dorijan (croata) e Doriano (italiano).

No Brasil, infelizmente o nome foi estragado pela marca de margarina. Os comerciais de família feliz em volta da mesa do café da manhã é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em Doriana. 

Não há nenhum registro sequer de Doriana ou de Doriane nos dados da Arpen/SP e acho que a margarina é a principal responsável. Mas em Portugal, que não existe margarina com esse nome, foram 35 Dorianas registradas em 2014, segundo dados oficiais.


No Brasil, encontramos a referência de Doriana Tamburini, que não sabemos se é seu nome verdadeiro ou não, que apresenta-se como a mentora de uma sociedade esotérica chamada Fraternidade dos 12 raios. 


Doriana Sanchez é uma coreógrafa indicada para o prêmio de Melhor Coreografia do Emmy pelo filme Dirty Dancing. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário