terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cléo

.
O Behind the Name, um dos sites mais confiáveis de pesquisas sobre nomes próprios, diz que Cléo é abreviação de Cleópatra. A verdade é que Cléo significa "Glória", em grego, sendo que Cleópatra quer dizer "Glória do pai" (Cleo= glória + patra= Pai).

O nome ficou conhecido e famoso no Brasil através da atriz Cléo Pires, filha de Glória Pires e Fábio Jr., que já interpretou grandes papeis incluindo Ana Terra no filme O Tempo e o Vento. 

Cléo de Merode (nascida Cleópatra) era uma dançarina francesa do Belle Époque. Em 1806, o rei Leopold II participou do balé, viu Cléo dançando e se apaixonou por ela. Era uma mulher bonita e lendária. Outras referências são Cleo Laine, cantora de jazz britânica, Cleo Moore, atriz americana, Cléo Martins, escritora e romancista brasileira. 

De qualquer forma, trata-se de um grande nome (apesar de curtinho), pois é sofisticado e elegante. Ele é raro no Brasil, mas de qualquer modo, não é totalmente estranho. Em São Paulo, em 2014, foram registradas 14 meninas com o nome Cléo. Em Portugal, no mesmo ano, foram apenas duas. Em São Paulo, no ano de 2015, de acordo com a Arpen/SP foram apenas 10 meninas chamadas Cléo registradas. 

Vale lembrar que Cléo também pode vir do nome grego Cleofas e por isso, ser masculino. Cleo Anthony é um homem, ator que atuou como figurante no filme Divergente.  Então, dependendo do ponto de vista, Cléo pode ser considerado também um nome masculino. No Brasil, por exemplo, havia um jogador de futebol que atuava como meia chamado Cléo Hickman e nos Estados Unidos, também havia Cleo Montgomery, um jogador de futebol americano.


No Brasil inteiro, de acordo com o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), temos 4.839 pessoas chamadas Cléo, sendo que o destaque fica por conta do Rio Grande do Sul (para se ter uma ideia, de todos os registros de Cléo, 1.521 são no território gaúcho), na década de 1980.


Porém, 2.967 pessoas dessas quase 5 mil, são homens, e os representantes do Rio Grande do Sul são praticamente todos homens (1.433). Podemos dizer então que a maioria das pessoas chamadas Cléo no Brasil são do sexo masculino! 

Embora na minha opinião Cléo seja absurdamente feminino e de achar totalmente estranho um homem chamado assim, entendo que as pessoas o achem masculinizado por conta da terminação em "o" que não é comum nos nomes femininos.

Cléo soa bem mais "humano" que Cleópatra, que por mais que seja referência por se tratar de um dos personagens históricos mais conhecidos, tornou o nome demarcado e caricato. Portanto, Cléo é mais próximo da realidade.


By





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário