quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Araci

.

Araci é um nome de origem indígena, provavelmente na língua tupi-guarani. Pronuncia-se com o "i" agudo. É muito dificil de tornar o significado preciso, mas as fontes melhores que temos afirmam que se trata de "aquela que é doce como mel" ou "a mãe do dia, aurora". 


Entretanto, como é sabido que o sufixo "ara" quer dizer pássaro, nenhum dos dois significados parece muito plausível. 

De qualquer modo, é um nome indígena que caiu no gosto dos brasileiros há pelo menos cinquenta anos atrás. É muito comum encontrar várias mulheres idosas ou de meia idade chamadas Araci. 

Um exemplo é a atriz Aracy Balabanian, famosa por vários papéis em filmes, novelas e peças de teatro no Brasil. É curioso pensar que os pais de Aracy são de origem armênia, vieram fugindo de perseguições em seu país de origem, e ao chegar estabeleceram-se em Mato Grosso do Sul: esses armênios escolheram um nome indígena para sua filha, talvez para estreitar os laços com a cultura de seu novo lar.

Talvez a popularidade do nome tenha se dado através do romance indianista de José de Alencar, Ubirajara, lançado em 1874. Araci, na trama, é a filha do cacique da tribo dos Tocantins, que se torna esposa do personagem principal após muitas disputas com outros pretendentes. 




By




.