sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Amêndoa



Amêndoa é o fruto/semente da amendoeira, uma árvore da mesma família do pêssego. Na etimologia da palavra, vem do latim amygdala, que quer dizer amêndoas. (Obs: Amígdala, aquele órgão que nos incomoda com dores e às vezes é removido, recebe esse nome por ter o formato parecido com uma amêndoa).

Em inglês, Almond é usado já há um bom tempo como nome próprio masculino. 

Acredito que a sonoridade de Amêndoa é parecida com a de Amanda, portanto, exceto por ser um sabor conhecido, não deve causar tanto estranhamento. 

Quem tem dificuldade em aceitar um nome literal, pode optar por escolher a mesma palavra em outras línguas. Por exemplo, Amandel (africâner), Mandel (alemão), Almendra (basco, espanhol), Ametlla (catalão), Amande (francês), Almon (galês), Mandula (húngaro), Mandorla (italiano), Mandele (letão), Aramona (maori). 

Em relação a significados, o Behind The Name, expõe dois nomes que significam "Amêndoa": ÇAGLA, em turco, e SHAKED, em hebraico. Ambos masculinos e na minha opinião, impraticáveis num país de língua portuguesa.

É claro que Amêndoa é um nome com impacto: não são todas as pessoas cuja personalidade permite uma escolha tão ousada. Mas não acho que ele deva ficar restrito ao círculo de pessoas hippies ou alternativas. É uma tendência forte para os próximos anos.



By



.