terça-feira, 6 de outubro de 2015

Aléxia



Alexia é a forma feminina de Alexis. Tem como variantes Alexis e Alexus, e como diminutivos, em inglês, Lexia, Alexina, Lexi, Lexie, Lexine, Lexus, Lexy. No Brasil, o único apelido que realmente cola para esse nome é “Ale”. Ainda, possui uma variante italiana, que é Aléssia.

O significado deriva do nome grego Αλεξις (Alexis), que significa “defensor”, derivado do grego αλεξω (alexo) "para defender, para ajudar".

Infelizmente, existe uma doença chamada Alexia (com a pronúncia aguda na letra i), que é a incapacidade de ler muitas vezes causada por danos cerebrais. Então, é melhor colocar um acento no á (Aléxia) para garantir que não seja pronunciado como a doença.

Alexia da Grécia e Dinamarca (Corfu, Grécia, 10 de julho de 1965), Princesa da Grécia e Dinamarca, é a filha mais velha de Constantino II da Grécia e de Ana Maria da Dinamarca, os últimos reis gregos. Conserva o título de Sua Alteza, já que o governo grego aboliu os títulos nobiliárquicos desde 1973.


Alexia dos Países Baixos, Princesa Alexia, Princesa dos Países Baixos, Princesa de Orange-Nassau, (Haia, 26 de junho de 2005) é a segunda filha do rei Guilherme Alexandre I e da rainha Máxima dos Países Baixos. A princesa Alexia é a segunda na linha de sucessão ao trono holandês. Seu nome completo é Alexia Juliana Marcela Laurentien. 


By



.