domingo, 11 de outubro de 2015

Albertina & Albertine

.



Albertina ou Albertine são formas femininas diminutivas de Alberto. A partir do nome germânico Adalberto, que foi composta dos elementos adal, que significa "nobres" e beraht, ou seja,  "brilhantes".

Diminutivos: Tina (italiano), Tina, Tineke (holandês)

Formas masculinas: Alberto (italiano), Albert, Bert (alemão), Albert, Bert (holandês), Alberto (português)

Outras línguas: Alberte (dinamarquês), Alberta, Bertina (Inglês), Albertine (francês), Alberta (Polonês)

Embora as duas versões do nome sejam bastante utilizadas em países de línguas germânicas e mesmo em países anglófonos, em territórios de língua portuguesa ele não tem a mesma sorte. Ele tem sido consistentemente utilizado nos Países Baixos, especialmente no período anterior a década de 90 , mas praticamente inexiste em Portugal ou no Brasil.

Acredita-se que Albertina/Albertine é pouco utilizado no Brasil por que Alberto é considerado um nome muito masculino. Então a existência de um feminino é motivo de estranhamento.

"Albertine" é uma canção da cantora e compositora Brooke Fraser, o terceiro single de seu segundo álbum de estúdio, Albertine. Foi em grande parte inspirada por uma órfã de Ruanda, com o nome de Albertine, a quem ela conheceu enquanto estava lá em 2005.

Beata Albertina Berkenbrock (Imaruí, 11 de abril de 1919 — Imaruí, 15 de junho de 1931) foi uma menina brasileira a quem são atribuídos milagres. Em 2007 foi declarada oficialmente beata pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Conhecida pelo povo da Diocese de Tubarão como “a nossa Albertina”, também conhecida como a Maria Goretti brasileira. Nasceu na comunidade de São Luís, município de Imaruí, estado de Santa Catarina. Era filha do casal de agricultores, Henrique e Josefina Berkenbrock, e teve mais oito irmãos e irmãs. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismou-se a 9 de março de 1925 e fez a primeira comunhão no dia 16 de agosto de 1928. Assassinada em 15 de junho de 1931, aos doze anos de idade. Teve vida simples e humilde no meio rural do seu município natal.

A ela foram atribuídos milagres após sua morte violenta, depois de tentativa de estupro. Os milagres seriam obtidos por invocação junto a seu túmulo, o que motiva peregrinações.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário