domingo, 13 de setembro de 2015

Zaqueu

.

Zaqueu é a forma portuguesa de Zacchaeus, a partir da forma grega do nome hebraico זַכָּי (Zakkay) que significa "puro". No Novo Testamento ele é um coletor de impostos de Jericó que dá metade dos seus bens para a caridade.

Esse nome tem um significado ótimo, a história de Zaqueu é maravilhosa. É mais uma razão para usar o nome.  Além disso, o menino pode ser chamado de Zac, que é um apelido estiloso e único.

Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.

Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia. No relato, ele chegou antes da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus, que passava por Jericó a caminho de Jerusalém.

Descrito como um homem de baixa estatura, Zaqueu então subiu numa figueira para que pudesse ver Jesus. Quando Ele chegou ao lugar, olhou para os ramos e chamou Zaqueu pelo nome, pedindo-lhe que descesse, pois pretendia visitar a sua casa. A multidão ficou chocada, pois Jesus, um judeu, estava disposto a ser o hóspede de um publicano.

Comovido pela audácia do amor desmerecido e aceitação de Jesus, Zaqueu publicamente se arrependeu de seus atos corruptos e jurou restituí-los realizando uma festa em sua casa.



By




.

Um comentário: