quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Undine



Um nome que não tem nenhum registro conhecido em países de língua portuguesa nos dias de hoje é Undine. Variação de Ondina/ Ondine com o provável apelido Dina, ele é derivado do latim “unda”, que significa “onda”. 

A palavra Undine foi criada pelo autor medieval Paracelso, que o usou para espíritos da água do sexo feminino, o equivalente a uma sereia, se visto de forma reducionista.

Embora seja faltante no mundo real, Undine é um nome muito usado em Animes e Vídeo Game, sendo sempre algum espírito de água nesses jogos, sendo que o exemplo mais recente que pode ser citado é Tales of Symphonia.

Evidentemente, Undine é um nome muito peculiar e que seria adequado a uma pessoa ultra-moderna em personalidade e atitude. Além disso, é um nome que remete a uma conexão com a água.

Muitos escritores usaram a tipificação feita por Paracelso para reavivar a imagem de Undine em romances, por exemplo, o romance “Undine” por Friedrich de La Motte Fouqué, publicado em 1811, baseia-se numa passagem de Paracelso onde ele relata como uma undine pode adquirir uma alma imortal humana ao casar-se com um ser humano.


Ondine foi o título de um dos poemas da coleção de Aloysius Bertrand Gaspard de la Nuit, de 1842. Este poema inspirado o primeiro movimento da suíte 1908 piano de Maurice Ravel Gaspard de la nuit. 




By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário