terça-feira, 1 de setembro de 2015

Sterenn

.
Steren, de acordo com o Behind The Name significa “estrela” na língua celta, ou em córnico, língua falada na Cornualha, uma península do Reino Unido. Sterenn é um nome bretão para a estrela d'alva (o córnico e o bretão são línguas extremamente parecidas, como o português e o galelo), sendo que Sterenn Diridollou é uma jovem cantora bretã de kan ha diskan (tipo de canto tradicional em duplas);

Pode ser escrito com uma ou duas letras N, sendo que a palavra Sterenn é com NN (o sufixo -enn indica que se trata de uma coisa específica, em vez de algo genérico). 

Embora seja um nome estrangeiro e raro até mesmo em seu local de origem, ele tem uma semelhança com Stella e uma terminação de fácil pronúncia, dados estes fatos, acredito que seja perfeitamente usável no Brasil e outros países de língua portuguesa.

O nome é tão exclusivo, mas tão exclusivo, que não encontra-se referências sobre ele em nenhuma página na Internet de língua portuguesa. Alguém, no Brasil, com este nome, nem precisaria usar sobrenome e ainda assim não teria homônimo.

E isso não significa que o nome Steren seja estranho ou feio: pelo contrário, ele é incrível! Tem uma sonoridade mágica, que remete para mística, para algo etéreo.

A delicadeza deste nome se aplica muito a imagem de uma princesa medieval, ou remete imediatamente a uma daquelas imagens de meninas lindas, com grinaldas de violetas e cabelos soltos, andando descalças em algum campo ou paisagem de tirar o fôlego.

É um nome que remete à coisas bonitas, e mágicas, e especiais.

E por ser raro e incomum, Steren ainda remete a ousadia e personalidade. 


Colaborou Shamaim. 




By






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário