segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Regina

.
O nome Regina significa “rainha”, em latim (ou italiano). Esteve em uso como nome cristão desde os tempos primitivos, e foi levado por uma santa do século II.

Na Inglaterra, foi usada na Idade Média em honra a Virgem Maria, enfim, como titulo de Rainha. Existe uma cidade no Canadá nomeada assim em honra a Rainha Victoria.

Variantes: Regena (Inglês), Regine (alemão), Regine (norueguesas)

Diminutivos: Gina, Ina, Geena, Gena (Inglês), Ina (alemão), Gina (italiano), Gina, Ina (sueco), Gina, Ina (norueguês), Gina, Ina (Dinamarquês)

Outros idiomas: Lagina (Africano americano), Raina, Rayna, Raya (búlgaro), Régine (Francês)

Obviamente que é um nome régio, sofisticado e exuberante. Elegante e sublime. E foi considerado assim na década de 40 e 50 no Brasil, talvez menos na década de 60, onde proliferaram várias Reginas, como nome simples e como composto.

Regina Spektor - cantora, compositora e pianista russa

Santa Regina - mártir católica

Regina - uma concubina de Carlos Magno

Regina Veiga - pintora carioca

Regina Hall (Washington, D.C., 12 de Dezembro de 1970) é uma atriz norte-americana, filha de um empreiteiro e uma professora. Ela se formou na Universidade de Nova Iorque, em 1997, com um mestrado em Jornalismo, e pouco depois começou a carreira na indústria do entretenimento.

Embora tenha sido popular em uma determinada época, ele nunca deixou de ser usado. Atualmente, ele obteve 18 registros em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com a Arpen/SP. 



By



.

Um comentário: