sábado, 5 de setembro de 2015

Pluma

.


Pluma é um nome literal em português, e se refere a pena de uma ave especialmente preparada para adorno, enfeite. 


A palavra "pluma" (que origina-se do latim, com a mesma grafia), pode ter dois significados, desde o elemento dérmico que cobre as aves como também, em espanhol, o instrumento que serve para escrever (caneta). Antigamente se afilava uma pluma de ave, e a emergia em um tinteiro. O oco dentro da pena servia como depósito para a tinta.

A palavra latina tem relação com a palavra indo-européia "pleus", que significava arrancar pelos ou penas. Em inglês, existe a palavra Plume, com o mesmo significado, que também é a mesma em francês. 

Já a palavra "Plum", bastante parecida, em inglês significa "ameixa".

Nomear bebês com nomes de elementos poéticos ou da natureza faz parte de toda uma tendência hippie que foi iniciada nos anos 60, e sempre esteve presente na sociedade ao longo das décadas.

Para quem gosta de nomes hippies e exóticos, Pluma é uma ótima alternativa. 

Aqueles que admiram essa tendência, mas não gostam de nomes literais em português, podem optar pela mesma palavra em outras línguas: Plume (francês), Ploma (catalão), Piuma (italiano).

Ou ainda, pode optar por um nome cujo significado seja "pluma", como por exemplo, o nome Miu, do elemento japonês  美 (mi) "bela" e 羽 (u) "pluma".



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário