quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Marjana

.


No Brasil, o nome Marjana é usado (raramente, é claro), com a pronúncia exatamente como se lê. Conheci uma moça com o nome na época da faculdade, e adorava a sonoridade que possuía. Pesquisando na internet, achei em um site (nada confiável) que Marjana significa "Coral avermelhado". 

O que não é de todo errado, afinal, Marjana poderia ser uma variante de Marjani, que esse sim, significa "Coral" em suailí, originalmente sendo um empréstimo do árabe. 

Porém, a verdade (triste) é que Marjana é uma variante de Mariana, usada na Eslovênia e na Croácia. Nesses idiomas, o som do é igual ao som do "i" no idioma português, portanto, acaba sendo Mariana mesmo. Uma pena, por que o significado "Coral" era bem mais legal. 

Pesquisando na Internet, encontrei também a variante Marjane, personificada em Marjane Satrapi, uma romancista gráfica, ilustradora e escritora infanto-juvenil, de nacionalidade franco-iraniana.

Em síntese, podemos encarar Marjana como uma variante de Mariana ou como uma variante terminada em "a" de Marjani. De qualquer modo, Marjana com a pronúncia do J com som de G, em português, não é igual a pronúncia eslovena ou croata de Mariana, portanto, talvez a ligação com Marjani seja mais evidente. 

Marjana é o nome de 311 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Elas nasceram em grande maioria, depois dos anos 1990. E esse é um nome absolutamente típico do Rio Grande do Sul: Marjana é um nome gaúcho, em absoluto. Das 311 pessoas nascidas com esse nome, 267 são gaúchas. 


Suspeita-se que a grande maioria das moças gaúchas chamadas Marjana tenham seus nomes inspirados na jornalista Marjana Vargas, que atualmente trabalha como diretora-artística e de Produção da TV Pampa e Rádios Grenal e Pampa, e nos anos 90/2000 trabalhou na RBS/TV, uma filiada da Rede Globo. 





By




3 comentários:

  1. Gosto muito desse nome. Ele é exótico e misterioso, além disso é raro e bastante original entre crianças, usaria sem problemas.

    ResponderExcluir
  2. que triste! haha mas adoro Marjana

    ResponderExcluir
  3. Amei, obrigada por explicar melhor sobre o meu nome

    ResponderExcluir