quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mahina

 
.


Segundo o blog "Once Upon a Time Baby Names", Mahina é um nome havaiano que significa Lua. 

Na mitologia havaiana, Mahina era uma divindade da lua. Em algumas versões, Mahina tem um filho, Hema, mas em outras ela e seu irmão Puna tinham uma mãe chamada Hina (que significa menina), que estava chateada com seus filhos e fugiu para a lua. 
Hina também é o nome de várias deusas da mitologia polinésia, mas no Havaí está fortemente ligado à lua. Fugindo para a lua, ela se torna uma deusa.

A deusa Mahina ou Hina também pode ser um cognato da deusa havaiana Lona, que caiu em amor com o homem mortal Aikanaka e sua história termina com os dois morrendo pacificamente na velhice. 

Essas versões da deusa podem ter sido baseadas na deusa romana Luna, que é essencialmente o mesmo que a deusa grega Selena, a deusa grega Ártemis, a deusa romana Diana ou ainda, a deusa grega Hécate, embora cada uma é semelhante em alguns pontos e diferente em outros.

Mahina é também um local na Polinésia francesa e uma pequena cidade no Mali, que também é uma colônia francesa na África.
Podemos citar algumas personalidades atuais, portadoras do nome: Mahina Alexander e Mahina Garcia, modelos profissionais; Mahina Maeda, surfista profissional; Além disso, há uma banda chamada Mahina Movement; 

No Brasil, não há nenhuma notícia do uso desse nome, a não ser em casos muito específicos e raros que não chegam ao nosso conhecimento. Mas o nome poderia agradar bastante, já que tem muita semelhança com Marina, um popular dos dias de hoje. 

Mahina, assim como Leilani, Kiana, Kira, Kalea, Kiara, Kalia, Anela, Kalena, Kaia e Kaila, foram nomes havaianos usados nos Estados Unidos. Mas o auge da popularidade desses nomes foi nas décadas de 70 e 80.




.

Um comentário: