segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lídia

.


Lídia é a forma portuguesa, catalã e húngara de Lydia.

Significa “da Lídia”, sendo a Lídia uma região na costa oeste da Ásia Menor. No Novo Testamento, este é o nome de uma mulher convertida ao cristianismo por São Paulo. Na era moderna, o nome tem sido usado desde a Reforma Protestante.

Diminutivo: Lilla (húngaro)

Outros idiomas: Lydia (Bíblico), Lydia (grego bíblico), Lydia (Bíblico Latina), Lidiya (búlgaro), Lidija (croata), Lydie (Checo), Lydia, Liddy, Lyda (Inglês), Lydia, Lyydia, Lyyti (finlandês), Lydie (francês), Lydia (alemão), Lidia (italiano), Lidija (macedônio), Lidia, Lidka (polonês), Lidia (romeno), Lidiya, Lidochka (russo), Lidija (sérvio), Lydia (eslovaco ), Lidija (esloveno), Lidia (Espanhol).

É um nome raro, mas não é desconhecido nem causaria estranhamento. Em São Paulo, em 2010, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registradas 30 meninas chamadas Lídia, e 32 Lidia (sem acento). 

O fato de existirem em 2014 62 bebês com o nome em São Paulo é uma amostra de que o nome é bem visto, apesar de incomum. Pode se constituir em uma boa alternativa para os super populares Luísa e Laura, por ter a mesma inicial, o mesmo ritmo e a mesma quantidade de letras. 


No Brasil, há 88.023 pessoas chamadas Lídia, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que faz dele o 181º nome feminino mais registrado no Brasil no período da pesquisa. O estado de maior destaque é o Paraná, e a década de maior número de registros foi 1950. 







.

6 comentários:

  1. É o nome da minha tia. Gosto muito.

    ResponderExcluir
  2. É meu nome, as vezes quando pronuncio as pessoas não entende, vão entender depois de umas três vezes.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome também é lidia ,várias pessoas pronunciam errado , mas não acho meu nome difícil

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Lídia amo meu nome acho muito chique kkkkk

    ResponderExcluir