sábado, 12 de setembro de 2015

Leila

.


Leila é uma variante de Laila. Esta ortografia foi utilizada por Lord Byron para personagens de The Giaour (1813) e Dom Juan (1819) e é por meio dele que o nome foi introduzido para o inglês.

Laila, por sua vez, significa “noite” em árabe. Era o nome da pessoa-objeto de poemas românticos escritos pelo poeta do século VII conhecido como Qais. A história de Qays e Layla  se tornou um romance popular na Arábia e Pérsia Medieval. O nome tornou-se usado por todo mundo inglês após o lançamento da canção Layla, por Derek ant the Dominos, cujo título foi inspirado na história medieval.

Variantes: Laila, Layla, Leyla (em árabe), Leyla (persa), Layla, Laila, Leilah, Lela, Leyla, Lila, Lyla (inglês)

Outros idiomas: Leyla (Azerbaijão), Lejla (bósnio), Leyla (Turkish)

Apesar da grande popularidade de Leila no Brasil, na década de 80 principalmente, hoje em dia é um nome raramente utilizado em crianças. Em São Paulo, no ano de 2014, foram registradas 28 meninas chamadas Leila. Como se trata de um estado inteiro onde há uma enorme quantidade de nascimentos, o nome é bastante raro por hoje.

Em Portugal, foram 10 registros de Leila, como nome simples, embora ele ainda apareça em alguns compostos. 

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Leila é o nome de 101.953 pessoas, o que faz dele o número 161 na classificação de nomes femininos mais registrados no país no período da pesquisa - ou seja, por volta de 1930 até 2010. A grande maioria - mais de 28 mil, para ser exata - nasceu nos anos 70. O estado onde elas são mais frequentes é o Rio de Janeiro, e são mais raras na Paraíba. Leyla também é o nome de 657 pessoas. 

É um nome com um significado incrível, que é raro e original nos dias atuais. É bastante internacional, embora a pronúncia mude de uma língua para a outra. 

Se constitui numa ótima alternativa para quem quer fugir dos populares atuais e ainda assim, quer um nome que não seja motivo de estranhamento entre as pessoas. 



By







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário