sábado, 19 de setembro de 2015

Ieda & Yeda




A maioria dos sites de significados de nomes aponta Yeda/ Ieda como sendo um nome hebraico cujo significado é "favo de mel". Um deles é o Dicionário de Nomes Próprios, que diz que Ieda ou Yeda tem origem no hebraico Iadah, favo de mel, e por extensão, "mulher com grande doçura". 

É um nome com poucas fontes de informações sobre seu significado. Apesar de mesmo sem compartilhar da mesma origem etimológica, o nome Ieda tem ligações com outros nomes, relacionados com o seu significado. Temos Débora, que quer dizer “abelha” e Irapuan, que também está relacionado com abelha, e significa “abelha que faz um cortiço arredondado”.

Infelizmente, nos sites mais confiáveis de pesquisa - incluindo por exemplo Behind The Name e Nameberry, não traz esse nome dentre as suas opções disponíveis. 

No Brasil, é provável que tenha sido popular nas primeiras décadas do século XX e um expoente deste nome é Ieda Maria Vargas, Miss Brasil e Miss Universo do ano de 1963. 

Yeda Crucius é uma jornalista e política brasileira nascida em 1944, que se tornou governadora do Rio Grande do Sul em 2006, pelo PSDB. 


By


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário