terça-feira, 1 de setembro de 2015

Fernán

.
Fernán é um encurtamento de Fernando, usado como nome masculino predominantemente nos países de língua espanhola, especialmente a própria Espanha.  

Tanto Fernán quanto Fernando derivam do germânico antigo Ferdinando, que reúne os elementos “ferdi” (viajante) e “nand” (ousado, bravo), significando assim, viajante ousado.

O nome Fernán pode ser encontrado na Geografia:

Fernán Caballero é um município da Espanha, na província de Cidade Real, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha; Fernán-Núñez é um município da Espanha na província de Córdoba, comunidade autónoma da Andaluzia; Fernan Lake Village é uma cidade localizada no estado americano de Idaho, no Condado de Kootenai.

Também na nobreza:

Fernán Blázquez Dávila (Castela, Ávila, 1290 - 1327) foi um nobre do Reino de Castela. Foi o 4.º senhor de Cardiel de los Montes no município de Espanha na província de Toledo; Fernão Gonzalez, foi conde de Castela de 932 até a sua morte em 969 ou 970. Ficou, no entanto mais conhecido pela forma como era referido nas canções de gesta, que o referiam como Fernan Gonzalez em vez de Fredinandus Gundisalviz; D. Fernán Pérez de Castro ou Fernão Perez de Castro (1210 -?) foi um nobre espanhol, Senhor do Castelo de Fornelos; Fernão Peres de Trava (em espanhol: Fernando Pérez de Traba; c. 1100 - Santiago de Compostela, 1 de novembro de 1155) foi um nobre galego, conde de Trava.

E ainda, na atualidade:

Fernando Fernán Gómez (Lima, 28 de agosto de 1921 - 21 de novembro de 2007) foi um ator e diretor espanhol, peruano de nascimento; Fernán Rivera é um ator, escritor e roteirista colombiano. Tornou-se conhecido por ser o autor principal da telenovela En los tacones de Eva.



By



.