domingo, 20 de setembro de 2015

Eleonora

.

O nome Eleonora, na minha opinião, é um dos nomes mais bonitos dos quais temos disponíveis para escolha. É um nome que de cara demonstra uma aura de nobreza, que se adequaria perfeitamente a uma rainha ou princesa. 

Não é para  menos, afinal, a própria família real brasileira tem a sua: Eleonora Maria Josefa Rosa Filipa Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach é a oitava filha de D. Pedro Henrique, chefe da casa Imperial do Brasil, sendo a oitava na linha de sucessão ao trono.

Além dessa, existiram várias princesas alemãs e uma imperatriz austríaca, chamada Eleonora Magdalena von der Pfalz-Neuburg, que viveu de 1655 a 1720. 

Mas infelizmente, proporcionalmente à sua beleza, está o total desconhecimento do significado do nome. Sabemos que ele vem de Alienor, que significa "A outra Aenor". Alienor - ou Eleonor  - da Aquitânia, era filha de uma Aenor, de forma que usavam essa distinção para diferenciá-las. 

Entretanto, ninguém faz a mínima ideia de qual era o significado de Aenor. Então, ele se perdeu no tempo. Alguns sites dão Eleonora como variante de Helena, porém, não há nenhum indício etimológico que comprove isso. 

Eleonora também é o nome da heroína da peça Il Trovatore, de Verdi. 

Em resumo, um nome permeado de elegância e refinamento. Qualquer menina nomeada como Eleonora, terá muita sorte de ter um nome extremamente digno. 



By



.